domingo, 31 de maio de 2009

O Aprendiz

Título original: Apt Pupil
País: EUA
Ano: 1998
Gênero: Drama
Duração: 128 min
Direção: Bryan Singer
Elenco: Brad Renfro, Ian McKellen, Joshua Jackson, Mickey Cottrell, Michael Reid MacKay, Ann Dowd, Bruce Davison; James Karen, Marjorie Lovett, David Cooley, Blake Anthony Tibbetts, Heather McComb, Katherine Malone, Grace Sinden e Michael Byrne.

Sinopse: conta a história de Todd Brown (Brad Renfro), um adolescente de 18 anos que fica curioso com as aulas de história sobre o holocausto praticado pelos nazistas contra os judeus durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Mas o interesse de Todd passa a ser algo além das pesquisas de livros quando ele descobre que um de seus vizinhos, Arthur Denker (Ian McKellen), é um ex-criminoso nazista, vivendo com outra identidade. Para não entregá-lo às autoridades, exige que o fugitivo lhe relate suas memórias. A partir de então, um tenso jogo psicológico surge entre os dois, ameaçando a sanidade do jovem.
Crítica: com drama e suspense bem construídos, o diretor faz aqui um de seus melhores trabalhos mostrando a relação de domínio do jovem Todd para com o ex-nazista Denker, que logo será subvertida criando uma situação de dependência para ambas as partes. Com os relatos, o garoto começa a se envolver e, posteriormente, se vê trancado em um mundo que ele conhecia apenas em livros. Essa relação é um dos pontos fortes do filme, que vai conduzindo o espectador por um terreno semelhante ao que Todd percorre: interesse e curiosidade aliados ao medo e arrependimento. O garoto passa a enxergar a maldade com novos olhos, na verdade, como uma forma de controle perante uma situação, onde os fortes dominam os fracos. Indiretamente, o velho Denker percebe no garoto um elo com um passado e passa a ver possibilidades para o jovem. O drama aponta para um questionamento: a maldade é um tipo de pré-disposição existente em cada um dos homens e um pequeno estímulo é suficente para despertá-la? Assistir ao filme pode ajudar a responder tal questão.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP