domingo, 7 de março de 2010

Entre Irmãos

Título original: Brothers
País: EUA
Ano: 2009
Gênero: Drama
Duração: 107 min
Direção: Jim Sheridan
Elenco: Tobey Maguire, Natalie Portman, Jake Gyllenhaal, Bailee Madison, Mare Winningham, Taylor Geare, Patrick Flueger, Carey Mulligan e Patrick Fluger.
 
Sinopse: conta a história de dois irmãos completamente diferentes, o capitão Sam Cahill (Tobey Maguire) e seu jovem e carismático irmão Tommy Cahill (Jake Gyllenhaal). Sam é o respeitado pai de família, casado com seu amor de colégio Grace (Natalie Portman), com quem tem duas filhas. Após uma missão no Afeganistão, o capitão da Marinha é dado como desaparecido e seu irmão Sam passa a tomar conta de sua família, envolvendo-se, inclusive, com sua esposa.

Crítica: o longa analisa o momento bélico dos Estados Unidos, a partir do reflexo dos acontecimentos na vida de três pessoas: o irmão mais velho, sua esposa e o irmão mais novo. A atuação de Tobey Maguire, onde a maior parte da história se concentra, é a melhor. Os demais têm papéis superficiais. O pai dos irmãos, Hank, vivido por Sam Shepard, passou no Vietnã por um trauma semelhante ao que seu filho Sam agora enfrenta no Afeganistão, o contato com a morte. Podemos, então, concluir que o elemento central da história é evidenciar o modo como as guerras sazonais dos EUA desumanizam seus soldados, geração após geração. É um drama, sem ser melodramático, apesar da necessidade do perdão ao término da trama. Um bom filme, mas inferior a outros trabalhos do diretor, como Terra de Sonhos, Meu Pé Esquerdo e Em Nome do Pai.

Curiosidade: o filme é o remake (nesse caso, uma cópia completa, inclusive dos diálogos) do dinamarquês ‘Brothers’ (2004), da diretora Susanne Bier.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP