sábado, 13 de março de 2010

O Menino do Pijama Listrado

Título original: The Boy in the Striped Pajamas
País: Inglaterra/EUA
Ano: 2008
Gênero: Drama
Duração: 93 min
Direção: Mark Herman
Elenco: Asa Butterfield, Zac Mattoon O'Brien, Domonkos Németh, Henry Kingsmill, Vera Farmiga, Cara Horgan, Zsuzsa Holl, Amber Beattie, László Áron, David Thewlis, Richard Johnson, Sheila Hancock, Charles Baker, Iván Verebély e Béla Fesztbaum.

Sinopse: Bruno, de oito anos de idade, é o filho protegido de um oficial nazista cuja promoção leva toda família a deixar sua confortável casa em Berlim para seguir para uma área desolada onde o menino solitário não tem com quem brincar. Muito entediado e movido pela curiosidade, Bruno ignora as insistentes recomendações da mãe de não explorar o jardim dos fundos e segue para a fazenda que ele viu a certa distância. Lá ele encontra Shmuel, um menino da sua idade que vive uma existência paralela e diferente do outro lado da cerca de arame farpado. O encontro de Bruno com o menino do pijama listrado o leva da inocência a uma profunda reflexão sobre o mundo adulto ao seu redor à medida que seus encontros com Shmuel transformam-se em uma amizade com conseqüências devastadoras.
Crítica: retrata os horrores dos campos de concentração nazistas, mas focando na amizade entre dois meninos: um judeu e outro, filho de um oficial nazista. A inocência desse último é muito bem passada para o público. Sua visão sobre o envolvimento da família no regime nazista é o diferencial na obra.
As cenas que apenas sugerem as atrocidades, sem mostrá-las explicitamente (o que nem sempre é necessário), emocionam.
Mas, ainda assim, faltou mais contextualização à história. O final é previsível e melodramático.
E o fato dos personagens serem alemães e a fita ser toda falada em inglês compromete um pouco a veracidade da trama.
Um bom filme, mas não empolga muito.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP