quarta-feira, 10 de março de 2010

Lágrimas no Deserto

Título original: Sand and Sorrow
País: EUA
Ano: 2007
Gênero: Documentário
Duração: 92 min
Direção: Paul Freedman
Elenco: narração de George Clooney

Sinopse: o documentário tem acesso único à luta heróica entre a política e a humanidade no interior de Darfur. Além de analisar os eventos que deram origem às atitudes de um governo de domínio árabe, mostra também que a comunidade internacional continua fracassando em reagir a crimes tão horrendos contra a humanidade.

Crítica: os heróis desta missão enfrentam condições cruéis e de extrema violência, enquanto dois milhões e meio de refugiados não têm escolha, a não ser se alojar em campos miseráveis e esperar.
Apresenta os momentos históricos que conduziram à situação atual, retrata o mundo cruel em que vivem os sudaneses, seus conflitos armados e a ineficácia da ajuda à região.
O espectador é conduzido através dos campos de refugiados, passando por sepulturas coletivas e pelo Senado americano. Freedman dá voz ao efervescente movimento que deseja que a frase "Nunca Mais" finalmente signifique alguma coisa.
A maioria das ONGs trabalha com a estimativa de 400.000 mortes. O número de pessoas obrigadas a deixar seus lares é estimado em 2.000.000. A mídia vem descrevendo o conflito como um caso de "limpeza étnica" e de "genocídio". O governo dos EUA também o considera genocídio, embora as Nações Unidas ainda não o tenham feito, pois a China, grande parceira comercial do governo sudanês, defende o país em todos os fóruns internacionais que abordam o tema. Algumas propostas de intervenção militar internacional realizadas na ONU não foram aprovadas por veto deste país.
Mais um alerta em prol da vida e da dignidade.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP