Ilusões Óticas
Título original: Illusiones Ópticas
País: Chile/Portugal/França
Ano: 2009
Gênero: Comédia dramática
Duração: 105 min
Direção: Cristián Jiménez
Elenco: Ivan Alvarez de Araya, Gregory Cohen, Eduardo Paxeco, Paola Lattus, Álvaro Rudolphy, Valentina Vargas, Hugo Medina e Carla Bolito.
Sinopse: chove em Valdívia, no Chile. Um segurança de shopping se apaixona pela elegante ladra. Um funcionário de conduta exemplar é mandado por sua empresa para um curso de formação. Um esquiador cego volta a enxergar e se assusta com a cidade que passa a ver. Três homens imersos em circunstâncias e desejos que não conseguem compreender. A chuva não para. Tudo parece irreal, são ilusões óticas.
Crítica: o ser humano tem como hábito agarrar-se às primeiras impressões. A tendência de acreditar em algo, e manter-se fiel ao que acredita ser um ‘fato incontestável’ torna a ‘ilusão’ uma consequência imediata. Afinal, em muitos casos, nada é o que aparenta.
A temática do filme é interessante. Ao revelar história de vários personagens, poderia se abrir espaço para análises psicológicas e profundas. Infelizmente, isso não ocorre. O diretor não soube extrair do elenco a identificação que o espectador teria que ter com os personagens. Acaba faltando ligação entre os acontecimentos – nada se fecha ou se completa. Outro ponto negativo e que contribui para a má condução dá película é o ritmo lento.
Para compensar, a direção de arte e a fotografia capricham, compondo uma Valdívia fria (no sentido denotativo e conotativo), triste e vazia.
Avaliação: **
0 comentários:
Postar um comentário