sábado, 29 de outubro de 2011

Meu País

Título original: Meu País
País: Brasil
Ano: 2011
Gênero: Drama
Duração: 95 min
Direção: André Ristum
Elenco: Rodrigo Santoro, Cauã Reymond, Débora Falabella, Anita Capriol, Paulo José, Eduardo Semerjian, Nicola Siri, Luciano Chirolli e Stephanie de Jongh.

Sinopse: após anos fora do Brasil, separado da família pela distância e pelo afeto, Marcos (Rodrigo Santoro) é obrigado a retornar ao país quando seu pai, Armando (Paulo José), sofre um derrame. Executivo, casado e bem-sucedido na Europa, Marcos reencontra Tiago (Cauã Reymond), seu irmão mais novo. Ao contrário do primogênito, Tiago não tem vocação para os negócios. Para aumentar o conflito entre os irmãos, eles descobrem que possuem uma meia-irmã, Manuela (Débora Falabella), vítima de deficiência intelectual. Uma filha que Armando sempre manteve escondida de toda a família.

Crítica: um introspectivo e delicado drama familiar filmado de forma contida e elegante.
Expõe o comportamento antagônico de dois irmãos: Marcos (Rodrigo Santoro), o mais velho, um executivo bem sucedido que leva uma vida luxuosa na Itália; e Tiago (Cauã Reymond), um mauricinho irresponsável que vive do dinheiro acumulado pelo pai, em São Paulo.
A morte do pai-provedor (Paulo José) desestrutura a falsa, frágil e aparente estabilidade familiar. Forçados ao reencontro, estes dois irmãos de nomes se veem diante de problemas e conflitos inevitáveis e adiados até então.
O diretor, por meio do personagem Marcos, passa a sensação de angústia, um choro que se recusa a sair. São emoções represadas. A câmara sempre próxima dos atores torna isso mais forte para o espectador.
O elenco é completado por uma ótima Débora Falabella, em papel difícil. A fotografia em tons pastéis ajuda a criar um cenário delicado, de difícil acesso e com uma situação complicada, mas que precisa ser solucionada.
Por ser o primeiro longa-metragem de André Ristum, o trabalho tem seu mérito e merece ser conferido.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP