quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Histórias que Só Existem Quando Lembradas


País: Brasil
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 98 min
Direção: Júlia Murat
Elenco: Sonia Guedes, Lisa E. Fávero, Luiz Serra, Ricardo Merkin, Antonio dos Santos, Nelson Justiniano, Maria Aparecida Campos, Manoelina dos Santos, Evanilde Souza, Julião Rosa, Elias dos Santos e Pedro Igreja.

Sinopse: Jotuomba é um pequeno vilarejo em que ninguém morre há muito tempo e o cemitério está trancado com cadeado. Cada morador cumpre sua função e assim seguem os dias. Madalena (Sonia Guedes) faz pão para o armazém do Antônio (Luiz Serra). Como todos os dias, ela atravessa o trilho, onde o trem já não passa há anos, limpa o portão do cemitério trancado, ouve o sermão do padre e almoça com os outros velhos habitantes da cidade. Vivendo da memória do marido morto, Madalena é acordada por Rita (Lisa E. Fávero), uma jovem fotógrafa que chega na cidade fantasma de Jotuomba, onde o tempo parece ter parado.

Crítica: um vilarejo fictício do Vale do Paraíba, estacionado no tempo é onde a estreante Júlia Murat (filha da também cineasta Lúcia Murat) ambienta sua história que contrapõe velho e novo, passado e futuro, tradição e modernidade.
Para quebrar a rotina do local onde tudo está morrendo chega a fotógrafa Rita, jovem e sem destino que conhecerá aos poucos os moradores do vilarejo.
Madalena (personagem principal) é viúva, faz pão para o armazém de Antônio, caminhando por trilhos onde o trem já não passa há anos, limpa o portão do cemitério onde não se enterra mais ninguém, vai à missa e almoça todos os dias com os outros 9 habitantes. À noite, escreve cartas saudosas ao marido, palavras que ele nunca lerá.
Rita tenta desvendar aquele lugar com as fotografias e, por sinal, belíssimas, todas em preto e branco.
O roteiro é ótimo e é sutil ao tratar da morte, do medo de envelhecer. A comunicação é mais visual e simbólica, os diálogos são escassos, o que não impede que a mensagem chegue clara ao espectador. Um pouco mais de dinâmica seria bem-vinda à história, acrescentando mais informações sobre o passado de Madalena, por exemplo, que ama e sente muita falta do marido que se foi.
O trabalho deve ser conferido. Alternativo, na medida certa. Uma estreia promissora para a cineasta.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP