quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Vida Útil (La Vida Útil)


País: Uruguai
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: 70 min
Direção: Federico Veiroj
Elenco: Jorge Jellinek, Manuel Martinez Carril e Paola Venditto.

Sinopse: Jorge (Jorge Jellinek) é um homem de 45 anos que trabalha no mesmo lugar há 25. Ainda mora com os pais, não tem nenhuma companheira – e parece não ter tido em um passado recente. Algo, no entanto, lhe dá algum sentido à vida: é a Cinemateca uruguaia e também as suas poltronas, além das prateleiras empoeiradas e as poucas filas que se formam para as sessões e mostras especiais, também programadas por ele. Vivendo numa espécie de “piloto automático”, leva sua vida do trabalho para casa e vice-versa. Até que a situação financeira da instituição só piora e ele corre o risco de perder seu emprego e, pior, ficar sem sua rotina.

Crítica: modesto na produção e, em contrapartida, rico em significado e mensagem. Filmado todo em preto e branco, tem poucos diálogos e um ritmo lento, mas é uma aventura intelectual, sobretudo cinéfila.
A história é simples e gira em torno de Jorge e seu cinema, com ótimas citações de filmes e a participação de um crítico de cinema na rádio da cinemateca. A atuação do protagonista é perfeita e ele nos leva nessa viagem. Há até espaço para um pouco de humor, romance (mesmo que quase platônico) e uma mensagem que pode significar uma porta aberta para todos nós.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP