terça-feira, 25 de novembro de 2014

Camp 14: Zona de Controle Total

País: Alemanha/Coreia do Sul
Ano: 2014
Gênero: Documentário
Duração: 106 min
Direção: Marc Wiese
Elenco: -

Sinopse: documentário sobre a vida de Shin Dong-huyk, que nasceu em 1938 em um campo de concentração na Coreia do Norte e conseguiu escapar quando tinha 23 anos. Fome, tortura e medo eram comuns antes da fuga que o tornou um homem livre.

Crítica: um documentário imperdível sobre a crueldade imposta aos moradores da Coreia do Norte, de onde é quase impossível fugir.
Os relatos são de Shin Dong-huyk que escapou de um campo de concentração para prisioneiros políticos aos 23 anos. Nada é diferente de um campo nazista. A diferença é que pouco sabemos o que se passa ali.
Castigos, interrogatórios, punições, torturas, trabalhos forçados, alimentação parca, assassinatos a bala ou por enforcamento, estupros, tudo isso fez parte da infância de Shin (ele nasceu no campo e foi submetido a trabalho desumano a partir dos 6 anos), que hoje participa de ONGs divulgando sua história na esperança de alertar o mundo de que é preciso uma interferência já.
Mesmo tendo narrado os acontecimentos que presenciou e o que aconteceu com sua família diversas vezes, ainda é difícil para ele entender como pode haver vidas dilaceradas dessa forma. O amigo que fugiu com ele morreu na cerca elétrica. O buraco que se fez com o choque foi por onde ele passou e por cima do corpo dele. Caminhou quilômetros e quilômetros pela Coreia do Norte até chegar à China e, depois, Coreia do Sul, quando foi novamente interrogado para que comprovasse sua história. Como sequelas, além do abalo emocional e psicológico (tendo nascido em num campo, desconhecia completamente o mundo exterior), Shin tem os braços e as pernas lesadas devido às torturas e espancamentos.
A direção de arte caprichou na retratação dos fatos por meio de recursos de animação e computação gráfica, dando vida às memórias de Shin e auxiliando o espectador a compreender a dura realidade existente nesses campos de concentração.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP