segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Uma Promessa (A Promise)

País: França/Bélgica
Ano: 2014
Gênero: Drama, romance
Duração: 99 min
Direção: Patrice Leconte
Elenco: Rebecca Hall, Alan Rickman e Richard Madden.

Sinopse: Alemanha, 1912. Um jovem diplomata ingressa no serviço administrativo de uma usina siderúrgica. Por conta do seu bom trabalho, seu patrão o contrata para o posto de secretário particular. Conforme os dias passam, ele conhece e se aproxima da esposa do chefe, apaixonando-se perdidamente por ela. Ele recebe a missão de ir ao México repentinamente e, ao anunciar sua partida, a mulher entra em desespero, realizando que ambos se amam. Sendo assim, fazem uma promessa de amor: um dia ele irá retornar e os dois finalmente ficarão juntos.

Crítica: não é a primeira vez que o escritor, romancista, poeta, dramaturgo, jornalista e biógrafo austríaco Stefan Zweig, um dos mais lidos a partir da década de 1920, é inspiração para o cinema. O último trabalho exibido no cinema, apoiado em seus escritos, foi o Grande Hotel Budapeste (2014).
Uma Promessa é uma adaptação do conto “Carta de uma desconhecida”, de 1922. A trama é centrada na história da sofrida paixão entre Friedrich Zeitz (Madden), jovem que supera a orfandade e se transforma em engenheiro, e Lotte (Rebecca), mulher de seu patrão, Karl Hoffmeister (Alan Rickman, o professor Severus Snape da franquia “Harry Potter”), rico dono de uma fundição, de quem rapidamente se torna seu braço-direito.
A ação se passa na Alemanha do início do século passado, o que justifica, de certa forma, a maneira com que Friedrich e Lotte lutam para esconder seus sentimentos. Quando estes se tornam incontornáveis, Hoffmeister, talvez percebendo a tensão entre os dois, envia o rapaz para o México, onde chefiará uma operação da empresa. Com o estouro da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), que suspende a comunicação marítima, a separação se torna quase insuportável para os dois amantes.
Enfim, a trama fala de sentimentos, desejos reprimidos, com um certo romantismo. O texto é bom, o figurino é impecável, a trilha sonora é perfeita para o filme que conta com um elenco afinado.
O final poderia ter sido menos morno, caso o diretor não tivesse seguido à risca o conto. Uma história de amor bonita, que merece ser conferida.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP