terça-feira, 25 de novembro de 2014

O Ciúme (La Jalousie)

País: França
Ano: 2014
Gênero: Drama
Duração: 77 min
Direção: Philippe Garrel
Elenco: Louis Garrel, Anna Mouglalis, Rebecca Convenant e Olga Milshtein.

Sinopse: Louis (Louis Garrel) é ator e vive com Claudia (Anna Mouglalis), também atriz, em um pequeno apartamento, onde levam uma vida normal, porém complicada financeiramente. A carreira dela vai de mal a pior e ele faz de tudo para ajudá-la, enquanto tenta encontrar tempo ainda para manter-se próximo à filha Charlotte.

Crítica: o cineasta francês e, também, fotógrafo de cinema, roteirista, editor e produtor Philippe Garrel já foi premiado nos festivais de Cinema de Cannes e de Veneza. Aqui, ele opta pela filmagem em preto-e-branco, o que foi uma escolha acertada.
A história acompanha o ritmo da vida de, basicamente, 4 personagens: Louis e sua ex-esposa Clotilde, em fase de separação, sua filha Charlotte e seu novo amor, Claudia.
A relação aberta que se inicia é a porta para se discutir o que é o casamento, o que é o amor, se há limites para os casos extraconjugais, se é possível ser feliz assim e aceitar um ao outro como cada um é.
As atuações são boas (destaque para a Olga Milshtein que vive a filha, totalmente natural e à vontade no papel), o texto é afinado e as situações apenas induzindo o que vai acontecer ou de onde se pode concluir o que houve são propositais e muito sutis. Assim como devem ser sutis as pessoas que embarcam numa relação sem muitas amarras e pouco convencional. A confiança deve estar acima de tudo; o problema é que as pessoas são diferentes e cada um tolera as falhas do parceiro de maneira distinta.
Em uma das conversas eles se questionam sobre se devem ou não contar a traição ao outro e a resposta de um deles é rápida e segura: “Estamos felizes assim? Então, não. Não quero saber”. Outra afirmação bem interessante é quando um amigo aconselha Louis dizendo: “Ela o ama do jeito dela; ela o ama o quanto é capaz de amar”.
Nesse contexto, o novo casal tenta superar as insatisfações, tão comuns ao ser humano, as dúvidas; a falta de dinheiro e de trabalho e busca a felicidade.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP