quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Brincante

País: Brasil
Ano: 2014
Gênero: Documentário
Duração: 93 min
Direção: Walter Carvalho
Elenco: -

Sinopse: um olhar lírico sobre o universo de Antônio Nóbrega. O trabalho de uma vida que se caracteriza pela consistente leitura da cultura popular. Um espetáculo em que todos os elementos da nossa cultura se misturam. A viagem musical e visual é guiada pelos personagens João Sidurino e Rosalina, das peças Brincante e Segundas Histórias.

Crítica: o filme, que transita entre o documentário e a ficção, tenta passar um pouco da trajetória de Antônio Nóbrega, é dirigido aos admiradores e conhecedores da vasta gama de talentos do artista Antônio Nóbrega, conhecido como o homem dos sete instrumentos, capaz de cantar, dançar, tocar bateria, rabeca, violão, etc, que conseguiu unir a arte popular com a sofisticação. Seus espetáculos são memoráveis e concorridíssimos.
O trabalho de recuperação da cultura popular e de valorização das expressões mais naturais do nosso povo tornou Antônio Nóbrega um dos artistas mais respeitados do Brasil. Suas cores, a espontaneidade e a beleza de sua arte e sua tentativa de superar as barreiras entre erudito e popular enchem a tela em Brincante.
Quem conduz o filme são os personagens João Sidurino e Rosalina, que surgiram em trabalhos escritos por Nóbrega para o teatro. Está nas mãos deles mostrar uma série de expressões culturais criados pelo autor, uma tentativa de revelar o imaginário popular e cultural brasileiro.
O visual do filme é belo, sem dúvida, mas peca pela teatralidade exagerada e pelo disperso roteiro (faltam detalhes, mais didática para contar a história do artista) que impediu uma conexão maior com o espectador.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP