Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar
País: Brasil
Ano: 2019
Gênero: Documentário
Duração: 83
min
Direção: Marcelo
Gomes
Elenco: -
Sinopse: a cidade de Toritama (PE) é um microcosmo do
capitalismo. A cada ano, mais de 20 milhões de jeans são produzidos em fábricas
de fundo de quintal. Os locais trabalham sem parar, e os moradores são
orgulhosos de serem os donos do seu próprio tempo. Durante o Carnaval, o único
momento de lazer do ano, eles transgridem a lógica da acumulação de bens,
vendem seus pertences e fogem para as praias atrás de felicidade. Com a Quarta-feira
de Cinzas, um novo ciclo de trabalho se reinicia.
Crítica: a cidade de Toritama, no agreste pernambucano,
com seus 37 mil habitantes, passou de agrária a maior produtora de jeans no
Brasil (20% da produção nacional).
Somos apresentados a essa
cidade pacata que ganhou muito trabalho
(e atraiu gente de fora, como diz uma das entrevistadas) com as fábricas
caseiras, chamadas de “facções”. Praticamente 90% da população faz do jeans o
seu ganha-pão.
O trabalho é escravo –
alguns trabalham 14-16 horas por dia e em condições precárias – mas parecem
satisfeitos por poderem fazer seu horário e não terem um patrão. Muitos trabalham
em casa e param somente para fazer as refeições.
Todo mundo colabora, até
senhores da terceira idade. O descanso é só no domingo. No sábado, é dia de ir
para a feira vender tudo o que produziram. Há gente mais ousada que faz modelos
exclusivos e sob encomenda.
O momento mais esperado pelos
moradores de Toritama é o Carnaval. São 8 dias de diversão, de felicidade, de
alegria. Quem não tem dinheiro vende o que tem: geladeira, fogão, sofá, TV etc.
O importante é esquecer tudo e cair na folia. Na volta, trabalha-se e compra de
novo o que vendeu.
Toritama fica um “cemitério”
durante o feriado. É uma cidade para trabalhar apenas. Não há lazer ou qualquer
lugar para se divertir.
Um retrato interessante de
uma cidade escondida no agreste que faz algo que muitos de nós brasileiros não
fazemos a menor ideia. Gente trabalhadora que acredita e gosta do que faz.
O documentário foi exibido
no Festival de Berlim e foi o vendedor do Prêmio da Crítica do Festival “É Tudo
Verdade 2019".
Avaliação: ***
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