Caravaggio – A Alma e o Sangue (Caravaggio: L'anima E Il Sangue)
País: Itália
Ano: 2019
Gênero: Documentário
Duração: 96
min
Direção: Jesus
Garces Lambert
Elenco: Marigliano
Emanuele e Manuel Agnelli.
Sinopse: um mergulho na vida e obra do pintor italiano
Caravaggio. Passando por Milão, Florença, Roma, Nápoles e Malta, o documentário
explora os tormentos e contradições do artista, conhecido por contrapor luz e
sombra em suas criações.
Crítica: “Caravaggio – a Alma e o Sangue” apresenta as
pinturas do artista, a sua genialidade e os seus tormentos de forma bem
inovadora.
A direção usa recursos
visuais e fotográficos para revelar o que cada obra tem a dizer, o que
Caravaggio queira de fato pintar, e para observamos melhor o “tenebrismo”,
técnica caracterizada pelo uso melodramático de fortes contrastes de luz e
sombra).
Pessoas reais são colocadas
nos papéis das personagens, assim como os modelos que Caravaggio costumava
usar, criam empatia e uma relação mais direta com os espectadores.
A pesquisa documental é
impressionante. Tem início nos Arquivos
Históricos da Diocese de Milão, onde encontramos o certificado de batismo do
artista, datado de 29 de Setembro de 1571, onde está declarado o seu local de
nascimento a cidade de Milão e não, como sempre se pensou, a cidade de
Caravaggio. Outros documentos comprovam ações legais contra o artista e
reforçam a imagem de temperamental, arrogante e propenso a brigas. Há ainda
contratos de trabalhos artísticos, como no caso das capelas Contarelli e
Cerasi.
Os depoimentos do professor
Claudio Strinati, conselheiro técnico, historiador de Arte e especialista em
Caravaggio; do professor Mina Gregori, presidente da Fundação Roberto Longhi
para os Estudos de História da Arte; e de Rossella Vodret (curadora da
exposição “Dentro Caravaggio” no Palazzo Reale em Milão até 28 de Janeiro de
2018) são totalmente indispensáveis ao filme. O primeiro conta a história do
artista em relação direta com as suas pinturas. O segundo oferece diversas
observações sobre o trabalho do artista. E a terceira explica as descobertas
mais recentes sobre a técnica pictorial do artista.
O filme é imperdível,
sobretudo para os amantes desse gênio que ousou e se tornou um mestre na
pintura de grandes telas, de 3 a 4 metros de altura.
Várias obras são retratadas
no documentário e esmiuçadas para que observemos. Junto de cada uma está o ano
de criação e o local de exposição atual. Seguem algumas delas:
Tocador de Alaúde (considerado por Caravaggio a sua melhor obra).
(1596 – Hermitage, São
Petersburgo)
O Sacrifício de Isaac
(1603 – Galleria degli
Uffizi, Florença)
Conversão no Caminho de Damasco
(1600, Basílica Santa Maria
del Popolo, Roma)
Vocação de São Mateus
(1599/1600 – Igreja San
Luigi dei Francesi, Roma)
Martírio de São Mateus (à esquerda no canto;
Caravaggio fez o próprio autorretrato na observando a cena).
(1599/1600 – Igreja San
Luigi dei Francesi, Roma)
A Inspiração de São Mateus
(1602 – Igreja San Luigi
dei Francesi, Roma)
Conversão de São Paulo
(1601, Basílica Santa Maria
del Popolo, Roma)
O Sepultamento de Cristo (ou A Deposição de Cristo)
(1603/4, Pinacoteca
Vaticana, Roma)
O Sepultamento de Santa Lúcia
(1603/4, Pinacoteca Vaticana, Roma)
As 7 Obras da Misericórdia pintadas em uma obra só. A
tela tem 4 metros de altura por 2,5 m de largura.
(1607 – Igreja Pio Monte
della Misericordia, Nápoles)
As sete obras de
misericórdia “corporal” que Caravaggio representou nessa tela são: 1) alimentar
os famintos; 2) dar de beber aos quem têm sede; 3) vestir os despidos; 4)
abrigar os sem abrigo; 5) visitar os doentes; 6) visitar os cativos; e 7)
sepultar os mortos.
É preciso observar a tela
com calma, para achar as “obras” da misericórdia enumeradas acima.
Judite e Holofernes (Decapitação)
(1599 – Galeria Nacional de
Arte Antiga, Roma)
Davi com a Cabeça de Golias
(1609/10 – Galleria
Borghese, Roma)
Avaliação: ****
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