terça-feira, 15 de abril de 2003

As Horas

Título original: The Hours
País: EUA
Ano: 2002
Gênero: Drama
Duração: 114 min
Direção: Stephen Daldry
Elenco: Meryl Streep, Julianne Moore, Nicole Kidman, Toni Collette, Eileen Atkins, Linda Bassett, Christian Coulson, Claire Danes, Stephen Dillane, Ed Harris, Allison Janney, Charley Ramm, John C. Reilly e Miranda Richardson.

Sinopse: em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao livro "Mrs. Dalloway". Em 1923 vive Virginia Woolf (Nicole Kidman), autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e idéias de suicídio. Em 1949 vive Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro. Nos dias atuais vive Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard (Ed Harris), escritor que fora seu amante no passado e hoje está com Aids e morrendo.
Crítica: o filme é um convite à reflexão sobre o que somos e qual nosso papel na sociedade. O enredo psicológico é forte e bem interpretado pelas três atrizes, que transportam ao público a dor, a frustração e a infelicidade que sentem.
É intenso porque toca em feridas escondidas e em segredos e sentimentos bem guardados, questiona tabus impostos pela sociedade e mostra que há possibilidade para diversos tipos de relacionamento.
O filme baseia-se no livro de Michael Cunningham, que, por sua vez, se inspirou em “Mrs Dalloway” de Virginia Woolf (a “proust” inglesa).
Daí, podemos também analisar o filme como uma mini-biografia de Virginia Woolf. A escritora apresentava crises depressivas. Em 1941, deixou um bilhete para seu marido e para a irmã. Neste bilhete, ela se despede das pessoas que mais amara na vida e se suicida.
A narrativa, em certos momentos, é lenta e arrastada. Talvez, melhor do que escrever com base na obra de Woolf, fosse apresentada sua bela biografia, uma das mais importantes escritoras britânicas.
Curiosidade: vencedor do Oscar de Melhor Atriz (Nicole Kidman, em 2003.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP