quarta-feira, 30 de abril de 2003

Confissões de uma Mente Perigosa

Título original: Confessions of a Dangerous Mind
País: EUA/Canadá/Alemanha
Ano: 2002
Gênero: Drama
Duração: 113 min
Direção: George Clooney
Elenco: Dick Clark, Sam Rockwell, Michelle Sweeney, Drew Barrymore, Chelsea Ceci, Michael Cera, Aimee Rose Ambroziak, Isabelle Blais, Melissa Carter, Jennifer Hall, Ilona Elkin, Sean Tucker, Jaye P. Morgan, Maggie Gyllenhaal e David Hirsh.

Sinopse: história baseada nas memórias de Chuck Barris (Sam Rockwell), conhecido empresário americano que fez fortuna na indústria da televisão, com seus programas populares, ao mesmo temo em que manteve secretamente a função de espião da CIA.

Crítica: é uma boa estreia de Clooney como diretor, mas diante de tanto conteúdo, a história poderia ter sido melhor explorada. Mais detalhes e com menos pressa, a trama teria envolvido mais o espectador. Muitas informações são simplesmente jogadas na tela e, com os flashbacks frequentes, fica ainda mais complicado.
Por exemplo, a versão de que Chuck também tenha sido um agente da CIA é colocada em dúvida durante o filme, sugerindo que tudo não passe de uma criação doentia da sua complexa personalidade. Porém, como isso é feito sem ênfase para não estragar o suspense das enrascadas (reais ou não) em que ele se envolve, não fica muito claro para o espectador.
A película começa com um Chuck arrasado, destruído, depressivo e, daí, a trama segue indo e voltando, apontando sua ascensão e derrocada, seus acertos e erros, sua vida profissional e amorosa. Sem dúvida, uma figura ambiciosa, mas que não foi bem interpretada por Sam Rockwell. Infelizmente, em muitos momentos, não convenceu. Parecia fazer um grande esforço para ser natural.
Em compensação, as imagens são interessantes, os cenários são em feitos e os diálogos, irônicos e inteligentes. E, apesar de ser um drama, há algumas partes engraçadas.
Vale a pena assistir para conhecer um pouco da trajetória do famoso produtor de televisão, que soube inovar com os programas ‘The Newlywed Game’ e ‘The Gong Show’, que ele mesmo apresentava.

Curiosidade: o apresentador brasileiro Sílvio Santos adaptou esses programas em várias versões dominicais, tais como o Namoro na TV e Show de Calouros. Nos anos 80 chegou a exibir tapes de alguns fragmentos do "Show do Gongo" com o próprio Chuck Barris.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP