quinta-feira, 17 de abril de 2003

Fale com Ela

Título original: Hable com Ella
País: Espanha
Ano: 2002
Gênero: Drama
Duração: 116 min
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Javier Cámara, Darío Grandinetti, Rosario Flores, Leonor Watling, Geraldine Chaplin, Mariola Fuentes, Fele Martínez, Paz Vega, Chus Lampreave, Elena Anaya, Caetano Veloso, Marisa Paredes e Cecilia Roth.

Sinopse: Na platéia de um espetáculo de Pina Bausch, dois espectadores sentam-se casualmente lado a lado. Um deles é Benigno (Javier Cámara), um jovem enfermeiro; o outro é Marco (Darío Grandinetti), um escritor de 40 e poucos anos. Durante a peça The Fairy Queen, de Henry Purcell, Marco se emociona e começa a chorar. Benigno observa as lágrimas do homem que senta ao seu lado e sente certa compaixão do estranho. Chega a sentir vontade de dizer-lhe que também está emocionado, mas não chega a fazê-lo. Meses depois, os dois se encontram novamente na clínica "El Bosque", na qual Benigno trabalha. Dessa vez, o que os une é a tragédia. A noiva de Marco, Lydia (Rosario Flores), uma toureira profissional, está internada, em coma. O enfermeiro cuida de Alicia (Leonor Watling), uma jovem bailarina, que está no mesmo estado. Depois desse segundo encontro, tem início uma grande amizade entre os dois homens, tão estável e linear como uma montanha-russa. Enquanto estão na clínica, os quatro personagens têm suas vidas repassadas, culminando em um destino inesperado para o quarteto.
Crítica: a história é forte, trata de assuntos como estupro, desejo e morte, mas com muito sutileza. As imagens, a fotografia, a trilha sonora e, claro, a exemplar atuação dos atores tornam o filme muito emocionante. Almodóvar abusa dos flashbacks, mantém nossa atenção com as inúmeras reviravoltas na trama e surpreende com o inesperado. Inova e ousa, incluindo um filme mudo em preto-e-branco (fictício, é bom dizer) de sete minutos dentro do filme principal, que altera, positivamente, o ritmo do filme, fazendo-nos esquecer um pouco o drama dos personagens principais. Os diálogos, com algum humor, também ajudam a abrandar a situação que poderia ser tratada com tragicidade. Tudo funciona muito bem, num roteiro maduro e consistente.
Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP