sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Um Lugar ao Sol

Título original: Um Lugar ao Sol
País: Brasil
Ano: 2009
Gênero: Documentário
Duração: 71 min
Direção: Gabriel Mascaro
Elenco: -

Sinopse: moradores de luxuosas coberturas de prédios abrem seus apartamentos para revelar anseios, desejos, reflexões, incertezas e medos e promover um debate sobre visibilidade, insegurança, status e poder.

Crítica: o inteligente documentário inova ao enfocar o seleto universo dos moradores de coberturas de prédios classe A das cidades de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Todos belos, saudáveis e cheios de dentes, onde a favela é uma realidade distante.
O cineasta escancara o abismo sociocultural brasileiro, exibindo a necessidade de muitos em morar acima de tudo. Literalmente. Ao se distanciar do nível da rua, é visível - e risível - a forma como vários destes moradores se colocam acima do bem e do mal diante deste complexo painel de meandros sociais, chamado Brasil. Há até o depoimento de uma moradora que acha lindo o riscado colorido que as balas perdidas deixam nos céus, quando há confrontos armados entre os morros.
Sóbrio, simples e sem nem nenhum tipo de espetacularização, o filme mostra que o maior espetáculo da humanidade continua sendo o próprio Homem. Mesmo quando ele se deslumbra e perde o senso do próprio ridículo ao ser seduzido por uma câmera de cinema.

Curiosidade: o filme foi exibido em mais de 40 festivais internacionais, entre eles os de Los Angeles, Miami, Cartagena, Munique e Toulouse.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP