sábado, 12 de setembro de 2009

Uma Canção de Amor

Título original: Le Chant des Mariées
País: França/Tunísia
Ano: 2008
Gênero: Drama
Duração: 100 min
Direção: Karin Albou
Elenco: Lizzie Brocheré, Olympe Borval e Simon Abkarian.

Sinopse: em 1942, na Tunísia, em plena Segunda Guerra, o exército nazista toma as ruas e coopta os muçulmanos a se colocar contra os judeus franceses. A rivalidade já natural entre os tunisianos nativos, de maioria islâmica, e os franceses colonizadores acaba inflamada pela tensão da guerra. No meio disso tudo há a amizade de duas garotas, a judia Myriam (Lizzie Brocheré) e a islâmica Nour (Olympe Borval), cujos casamentos em breve acontecerão, ambos em condições dramáticas – daí o título original da coprodução entre França e Tunísia, "o canto dos casados".

Crítica: a película aborda as relações de gênero com um olhar feminino e sensível. A diretora, em seu segundo longa-metragem, mostra-se capaz de abordar com sutileza e sem qualquer dose de moralismo ou de militância feminista a realidade da mulher que vive num mundo que a oprime e limita. Ela já havia tratado da questão feminina na comunidade judaica de Paris, no seu primeiro longa "A Pequena Jerusalém" (2005).
A Segunda Guerra só existe no filme para despertar um problema anterior a ela. Aliás, é por isso que a maioria das tropas nazistas só é filmada de costas, marchando, à distância. As botas são um mero acompanhamento sonoro de dramas outros, seculares.
A história tem um ritmo lento e faltam planos de transição, salta-se rapidamente de um evento a outro e, por vezes, eles não se fixam.
Contudo, a mensagem da diretora é clara. Em meio a tantos dogmas e tantas divisões sociais, falta quem, como Myriam e Nour, mesmo levadas a grandes mudanças de vida, que as colocarão em polos opostos, encare a religião. A amizade, posta à prova, precisará de muito empenho e confiança mútua para resistir a tantas intempéries, superar os preconceitos e prevalecer a solidariedade.
Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP