domingo, 19 de setembro de 2010

A Screaming Man

Título original: Um Homem Que Grita
País: França
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: 95 min
Direção: Mahamat-Saleh Haroun
Elenco: Diouc Koma e Youssouf Djaoro.

Sinopse: passa-se no Chade, palco de uma guerra civil, a história de um empregado de hotel, estrela da natação que agora toma conta da piscina, e seu filho. Conforme avançam os conflitos há necessidade de corte de pessoal e o "campeão", como lhe chamam os conhecidos, muda de posto e seu filho o substitui. A transferência o revolta e o velho esportista toma uma atitude drástica para o destino de sua família.

Crítica: o longa encerra a triologia sobre a relação entre pai e filho sob a tragédia da guerra. Os outros títulos são: Abouna e Daratt.
Neles, as figuras se alternam na tentativa de resgate do front. Desta vez, é o pai campeão que vai buscar o herdeiro num acampamento militar, depois que este é alistado à força pelo governo para lutar contra os rebeldes. Há um segredo a ser revelado entre os dois, o que mudará tudo na condução do drama.
O tema do relacionamento entre pai e filho é recorrente porque a guerra na África é como uma herança. Somente os homens vão para a guerra, muitas vezes forçados, e isso passa de uma geração para outra. Isso determina, por exemplo, que o personagem do ex-vencedor de medalha nas Olimpíadas seja poupado porque já está velho. Ele fica em casa com as mulheres, inclusive a jovem namorada do filho que aparece grávida e sem perspectiva. É um símbolo da vida que recomeça, apesar da destruição.
Sensível e muito forte. O protagonista está excelente em seu papel e passa, com extrema veracidade, os seus sentimentos causados pela perda de tudo.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP