sexta-feira, 20 de maio de 2011

Santa Paciência

Título original: The Infidel

País: Cingapura

Ano: 2010

Gênero: Comédia

Duração: 105 min

Direção: Josh Appignanesi

Elenco: Omid Djalili, Richard Schiff, Archie Panjabi e Matt Lucas.

 

Sinopse: empresário muçulmano descobre que é adotado e judeu.


Crítica
: uma bem humorada mostra do embate entre judeus e muçulmanos sob a ótica de um muçulmano não praticamente que já adulto, descobre ser judeu.

Mahmud (Omid Djalili) é um sujeito normal, estressado, porém bem humorado e com alguns quilos a mais; é um muçulmano ‘não praticante’ que ignora o noticiário de confrontos étnicos para assistir aos números musicais do artista pop Gary Page. Certo dia, porém, Mahmud descobre ser adotado e que os pais biológicos são judeus. Tem-se início a jornada do ‘ex-muçulmano’ no aprendizado de alguns preceitos do judaísmo, enquanto esconde da família e dos amigos sua nova e verdadeira identidade étnica. Indubitavelmente, a história de um cidadão comum de uma hora pra outra “tornar-se” membro de duas religiões rivais é um prato cheio para confusões.

O inteligente roteiro é repleto de bons diálogos com o politicamente incorreto (neste caso imprescindível) usado em doses certas. Explora, também, a exploração das caricaturas entre as duas etnias; o judeu ambicioso, do nariz grande, e o muçulmano ‘homem-bomba’. O clichê neste caso é indissociável da lógica narrativa.

Os coadjuvantes são figuras preciosas no filme, com destaque para o amigo judeu de Mahmud, um homem que mostra seu grau de “devoção” ao judaísmo ao dividir o espaço de uma fita cassete na gravação de filmes com danças e outras representações típicas da cultura judaica, com filmes pornográficos. Outro personagem que se destaca é o pai da noiva do filho do ‘novo Judeu’, um muçulmano fanático com inclinações belicistas um tanto quanto disfarçadas, pois na sua concepção é preciso ter “moderação na moderação”. Ou seja, não é preciso muito para ir à luta contra os ‘infiéis’.

‘Santa Paciência’ (com uma péssima tradução, já que no original seria ‘O Infiel’) é uma comédia leve, que discute questões pesadas, bastante difundidas na mídia, de maneira bem otimista, sem cair para o sentimentalismo exarcebado.


Avaliação
: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP