quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Embargo (Embargo)

País: Portugal/Brasil/Espanha
Ano: 2010
Gênero: Comédia dramática
Duração: 83 min
Direção: Antônio Ferreira
Elenco: Filipe Costa, Cláudia Carvalho, Pedro Diogo, Fernando Taborda e José Raposo.

Sinopse: Nuno (Filipe Costa) inventou uma máquina que promete revolucionar a indústria de sapatos – um digitalizador de pés. No meio de um embargo petrolífero e deparando-se com uma estranha dificuldade, Nuno tenta obstinadamente vender a máquina, obcecado por um sucesso que o fará melhorar algumas das coisas essenciais da sua vida. Quando Nuno fica estranhamente enclausurado no seu próprio carro e perde uma oportunidade única de finalmente produzir o seu invento, vê subitamente a sua vida embargada. Adaptado do conto homônimo de José Saramago.

Crítica: a premissa do filme interessante, ainda mais por ser adaptado do conto homônimo de José Saramago, incluído na obra ‘Objeto Quase’, escrito em 1978, que aborda a crise petrolífera em 1973, originada pelo conflito entre israelitas e árabes no Yom Kippur.
As referências provenientes dos irmãos Coen são claras, principalmente no que toca à estética utilizada no filme.
Com uma postura crítica, prende a atenção do espectador, sobretudo, no que diz respeito às situações vivenciadas pelo protagonista Nuno. No entanto, o conteúdo não é desenvolvido de forma eficiente. A argumentação não é muito sólida e a trama perde a força e o ritmo. Resultado: longo demais para o que tinha a contar.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP