domingo, 22 de janeiro de 2012

A Separação (Jodaeiye Nader az Simin)

País: Irã
Ano: 2011
Gênero: Drama
Duração: 123 min
Direção: Asghar Farhadi
Elenco: Leila Hatami, Peyman Moadi, Shahab Hosseini, Sareh Bayat, Sarina Farhadi, Babak Karimi, Ali-Asghar Shahbazi, Shirin Yazdanbakhsh, Kimia Hosseini e Merila Zarei ED Hayedeh Safiyari.

Sinopse: após se divorciar da esposa Simin (Leila Hatami), Nader (Peyman Moaadi) é obrigado a contratar uma jovem para tomar conta de seu pai idoso que sofre de Alzheimer em estágio avançado. Porém a diarista está grávida, e trabalhando sem o consentimento de seu marido, condições que junto a um terrível incidente, levará as duas famílias a um julgamento de cunho moral e religioso.

Curiosidade: do mesmo diretor de ‘Procurando Elly’.
Vencedor do Globo de Ouro 2012 de Melhor Filme Estrangeiro

Crítica: a obra chama a atenção pela condução primorosa e força de seu enredo e personagens. Temas comuns, como responsabilidade, respeito, honestidade e amor são tratados com uma incrível simplicidade.
A maioria dos filmes iranianos denunciam o regime retrógrado e cerceador das liberdades, funcionando como gritos de indignação. ‘A Separação’, no entanto, tem uma abordagem mais ampla, indo além do Irã e sua sociedade reprimida numa exploração bem mais complexa e universal do ser humano como um todo, não apenas como ser social e político.
É um drama familiar, mas principalmente moral. Um filme que nos ajuda a lembrar que os iranianos, por mais distantes que possam parecer de nossa realidade, partilham alegrias, tristezas, decepções, esperanças e problemas básicos com a vida como nós.
A história é contemporânea e ambientada na capital iraniana, onde acompanhamos a complicada separação do casal Nader e Simin. Além da crise afetiva, uma questão se impõe aos dois: Simin deseja sair do país por achar que o lugar não oferece o ambiente ideal para o crescimento da filha, mas Nader não concorda em viajar e deixar o pai com Alzheimer sozinho, o que gera a disputa pela guarda da adolescente. Enquanto a Justiça não põe fim ao conflito, Simin vai temporariamente para a casa da mãe, deixando o marido sozinho com a filha e o pai doente.
A trama é envolvente do início ao fim e conta com excelentes atores.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP