quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Precisamos Falar sobre o Kevin (We Need to Talk About Kevin)

País: Inglaterra/EUA
Ano: 2011
Gênero: Drama
Duração: 110 min
Direção: Lynne Ramsay
Elenco: Tilda Swinton, John C. Reilly, Ezra Miller, Siobhan Fallon e Ursula Parker.

Sinopse: Eva (Tilda Swinton) é mãe de Kevin (Ezra Miller), adolescente que cometeu assassinato em massa em sua escola. Sem conseguir entender as ações do filho, ela tenta lidar com sua dor e o sentimento de culpa, por se sentir responsável pelo fato.

Crítica: a história, baseada no livro de Lionel Shriver, é um relato aterrorizante sobre o relacionamento entre mãe e filho.
O início da trama, um pouco lento, apresenta os personagens. Demoramos a compreender porque Eva é tão triste, solitária, amargurada e maltratada por todos. Mas a espera vale a pena. Não só pela trama em si, como bela impressionante interpretação de Tilda Swinton, que terá seu nome entre os concorrentes ao Oscar.
É um filme tenso e questionador sobre educação entre pais e professores, sobre o quanto de culpa uma mãe tem na educação de um filho.  
O motivo de Eva viver assim vem do seu passado, da época em que foi casada com Franklin (John C. Reilly) com quem teve duas crianças, um menino e uma menina. O filme foca basicamente no relacionamento de Eva e seu primogênito Kevin (interpretado de maneira exemplar por Jasper Newell e Ezra Miller, adolescente e criança, respectivamente). É um relacionamento extremamente desgastante entre mãe e filho, desde a infância. Após tantos episódios de desentendimentos paternais, o desfecho dessa relação é mais perturbador do que poderíamos imaginar. É aí que o diretor peca, exagerando em situações e consequências. O perfil do adolescente que deveria ser de alguém perturbado acaba tornando-se algo mais voltado para o terror. Ou seja, perde-se o foco inicial que seria o do questionamento sobre até que ponto a educação dos pais interfere no futuro dos filhos.

Curiosidade: adaptação do best-seller homônimo de Lionel Shriver.
Melhor Filme no Festival de Cinema de Londres de 2011

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP