segunda-feira, 5 de março de 2012

Criança da Meia-Noite (La Permission de Minuit)

País: França
Ano: 2011
Gênero: Drama
Duração: 110 min
Direção: Delphine Gleize
Elenco: Vincent Lindon, Emmanuelle Devos, Quentin Challal, Caroline Proust, Nathalie Boutefeu, Laurent Capelluto, Solène Rigot, Maxime Renard, Alexandre Boucher e Noémie Dujardin.

Sinopse: história de uma forte amizade entre um médico e seu paciente. David (Vincent Lindon), 50 anos, é médico dermatologista, apaixonado pela sua profissão, ele trata Romain (Quentin Challal), 13 anos desde pequeno. O jovem sofre de uma rara doença genética e não pode receber os raios do sol. Ele é uma “criança da lua”. Nada parece poder separá-los, até que David faz uma surpreendente descoberta que mudará para sempre a vida desses dois amigos.

Crítica: o filme aborda, com destreza, a relação médico-paciente. Aqui, os personagens-chave são o médico David e seu paciente Romain. Após anos de tratamento, a relação ultrapassa a fronteira do consultório e uma forte cumplicidade surge até que algo irá mudar o rumo dessa situação.
A sábia direção evita clichês e o sentimento de piedade pelo protagonista. Romain sofre de Xeroderma Pigmentoso, desordem genética que impede o organismo de reparar os danos causados pela radiação ultravioleta. Aos treze anos, tem de evitar por completo a exposição ao sol – sob pena de desenvolver tumores cancerígenos – e ainda convive com a dura realidade de saber que foi abandonado pelo pai devido à doença.
A história é conduzida sem pressa e seus personagens principais crescem à medida que as situações são apresentadas e os sentimentos são revelados, com uma narrativa sóbria, uma atuação espontânea, cenas comoventes, mas longe de serem dramáticas. Os coadjuvantes é que ganham pouco espaço e não transpassam emoção. Mesmo assim, a obra merece ser vista.
O longa não é otimista, os momentos alegres são raros e um conflito surgirá levando David a tomar uma difícil decisão.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP