segunda-feira, 26 de março de 2012

Toda Forma de Amor (Beginners)

País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: 105 min
Direção: Mike Mills
Elenco: Ewan McGregor, Christopher Plummer, Mélanie Laurent, Goran Visnjic, Kai Lennox, Mary Page Keller, Keegan Boos, China Shavers, Melissa Tang e Amanda Payton.

Sinopse: Repentinamente, Oliver (Ewan McGregor) é surpreendido por duas notícias. Primeiro: seu pai, Hal (Christopher Plummer) tem câncer terminal; segundo: que ele é gay e vive um relacionamento com um homem mais jovem.

Curiosidade: vencedor do Globo de Ouro e ganhador do Oscar 2012 de Melhor Ator Coadjuvante (Christopher Plummer).

Crítica: com ótimos momentos, o filme consegue reunir temas universais como a busca pelo amor e pela felicidade com três grandes atores, além de um excelente ator canino.
Narrado e estrelado por Ewan McGregor, no papel de Oliver Fields, um designer gráfico chegando aos 40 que nunca realmente amou em sua vida, o filme começa e m 2003, quando seu pai (Hal Fields, vivido pelo incrível Christopher Plummer) acabou de falecer. Sua mãe falecera há 5 anos e seu pai, então com 75 anos, simplesmente assumiu que era gay e ‘saiu do armário’.
O que surpreende aqui é a forma como o diretor conta a história, retirando-a do "lugar comum". O filme é uma série entrecortada e não linear de flashbacks para diversos períodos diferentes na vida de Oliver, desde quando ele era pequeno, até o presente do filme (2003). E a edição é suave, impedindo que o espectador se perca durante a projeção. A "narração em off" também é bem utilizada.
Na trama, aparece a francesa Mélanie Laurent (como Anna), uma atriz que mora em hotel e que Oliver conhece em uma festa à fantasia. Os dois claramente se gostam, mas ambos têm grandes dificuldades de assumir o amor e aproveitar a vida. E é Hal que ensina a lição: aproveite a vida, um dia de cada vez; ame o que quiser amar, sem preconceitos, sem barreiras.
O cachorrinho Arthur é adorável e não sabe viver sem Hal (pai de Oliver). Quando Hal morre, o cão gruda de tal forma em Oliver que ele tem que ser levado para todos os eventos, criando quase que uma relação de dependência entre os dois já que Oliver também parece ter essa ligação profunda com o animalzinho, talvez como uma constante memória de seu pai.
Outra surpresa no filme é a revelação feita por Hal a Oliver, no que diz respeito ao casamento de 44 anos.
Christopher Plummer, aos 82 anos e com um currículo de mais de 190 filmes, usando lencinhos coloridos no pescoço e levando beijos de seu namorado (Goran Visnjic), é impressionantemente convincente. O Oscar de Melhor Ator Coadjuvante que ganhou é merecidíssimo.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP