segunda-feira, 26 de março de 2012

Raul – o início, o meio e o fim

País: Brasil
Ano: 2012
Gênero: Documentário
Duração: 120 min
Direção: Walter Carvalho
Elenco: -

Sinopse: retrata as diversas facetas do homem, suas parcerias com Paulo Coelho, seus casamentos, a fase de sucesso e, principalmente, tenta desvendar a enorme comunicação que suas músicas estabelecem e a legião de fãs que ele mobilizava e continua mobilizando agora, 20 anos depois de sua morte. Raul Seixas morreu jovem porque viveu intensamente. Rock’n roll, amor livre, Sociedade Alternativa, drogas, magia negra, ditadura militar, mulheres e filhas. Um homem que queria viver da sua obra e morreu por ela. O início, o fim e o meio se confundem, porque a história ainda não acabou.

Crítica: aos fãs e aos não fãs, é imperdível. O documentário reconstitui com competência a trajetória do ‘artista’, como gostava de se intitular, com uma mescla de entrevistas, fotos e imagens. Os depoimentos são emocionados e marcantes e completam as tantas imagens de arquivo colhidas para o filme. O documento audiovisual ajuda a entender quem foi o homem e o artista Raul Seixas. Não julga, apenas retrata tanto a genialidade do cantor (com suas inúmeras composições) quanto suas irresponsabilidades, provenientes de seus problemas com as drogas, principalmente o álcool. Igualmente complicada era a relação do músico com as mulheres. As ex-esposas e namoradas deixam claro que era inviável o convívio com o cantor, mas tampouco escondem a paixão que, ainda hoje, nutrem por ele.
Sob a influência do rock dos anos 50 e da música nordestina, principalmente Luiz Gonzaga, despontou no cenário nacional aquele que até hoje é considerado um mito dentro da música brasileira: Raul Seixas.
'Raul – O Início, O Fim e o Meio' é cronológico e parte da infância do cantor na Bahia terminando com sua morte em São Paulo. Na produção de montagem impecável, que levou 18 meses para ser concluída e transformou mais de 200 horas de material bruto em 2 horas de um filme afiado – vemos o Raul menino influenciado por Elvis Presley, o primeiro grupo (‘Raulzito e seus Panteras’), o disco da virada na carreira (o álbum que tem o clássico ‘Sociedade Alternativa’), os muitos relacionamentos amorosos do cantor e uma série de relatos pungentes que leva o espectador a compor um retrato humanizado de Raulzito.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP