quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Belos Sonhos (Fai Bei Sogni)

País: Itália/França
Ano: 2016
Gênero: Drama
Duração: 130 min
Direção: Marco Bellocchio
Elenco: Valerio Mastandrea, Bérénice Bejo e Guido Caprino.

Sinopse: Massimo (Valerio Mastandrea) é um jornalista respeitado por seus colegas e também trabalha como vice-diretor do jornal italiano "La Stampa". Aos nove anos de idade, ele sofreu uma perda irreparável: a morte de sua mãe. Agora, adulto, precisa encarar as memórias de seu passado doloroso quando decide vender o apartamento dos pais.

Crítica: em “Belos Sonhos”, o diretor Marco Bellocchio centra nos dramas familiares e na religiosidade, navegando entre a infância e a fase adulta de Massimo, ou seja, entre as décadas de 60 e 90.
Aos 9 anos, ele sofre com a perda da mãe, que morre de forma repentina e misteriosa. Buscando formas de apoiar o menino, seu pai o leva para a igreja. Mas o garoto não está disposto a aceitar a perda da mãe e o argumento do padre de que ela se encontra em um lugar melhor.
Na sequência, nos deparamos com Massimo já adulto, trabalhando como jornalista conceituado. Ele é obrigado a relembrar aquele momento de dor ao colocar o apartamento dos pais à venda e diante do fato de que o pai vive um novo relacionamento.
Apesar de questionador no que diz respeito à fé, o filme foca sua atenção na história de vida deste garoto, na forma como uma perda pode interferir numa vida. Com situações quase fantasiosos, o longa celebra a figura da mãe, mesmo que ausente, ressaltando sua importância na formação de um filho. O pai, abalado com a morte da esposa, tenta se aproximar mais do filho, mas nada sai como planejado.
O longa relembra fatos importantes da vida italiana, como o desastre aéreo que vitimou todo o time do Torino e que até hoje é lembrado pelos fãs do clube.
Mas o ritmo lento do filme, o excesso de melodrama e a improbabilidade de Massimo, ainda adolescente, não descobrir a verdadeira causa da morte da mãe, tiram a veracidade da história. Afinal, ele acabaria sabendo pelos vizinhos ou, ainda, mais velho, teria acesso ao fato noticiado na imprensa.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP