terça-feira, 29 de janeiro de 2008

4 meses, 3 semanas e 2 dias

Título original: 4 luni, 3 saptamani si 2 zile
País: Romênia
Ano: 2007
Gênero: Drama
Duração: 113 min
Direção: Cristian Mungiu
Elenco: Anamaria Marinca, Laura Vasiliu, Vlad Ivanov, Alexandru Potocean, Ion Sapdaru, Teodor Corban, Tania Popa, Cerasela Iosifescu, Doru Ana, Eugenia Bosânceanu, Marioara Sterian, Adi Carauleanu e Ion Grosu.

Sinopse: Otilia (Anamaria Marinca) e Gabita (Laura Vasiliu) dividem um quarto num dormitório estudantil, nos últimos dias do comunismo, no ano de 1987. Elas estudam em uma universidade de uma pequena cidade na Romênia. Gabita está grávida e o aborto é ilegal no país, mas Otilia irá ajudar a amiga, alugando um quarto num hotel barato e chamando um certo Sr. Bebe (Vlad Ivanov) para resolver o problema. Porém, ao saber que Gabita está com a gravidez mais adiantada do que imaginava, Sr. Bebe aumenta as exigências para o serviço. Ele cobra um preço que as duas não estão preparadas para pagar.
Crítica: um filme comovente e tenso, devido às drásticas situações pelas quais passam as personagens. Algumas cenas, com imagens escuras, ajudam a inserir o espectador nesse clima. Um pouco lento no início, mas desenvolvendo-se muito bem.
Anamaria Marinca, como Otilia, está sublime, passando ao espectador uma real sensação de angústia e tormento. Abordar um tema tão moralmente discutido – seja pela religião, por uma política hipócrita ou pelos olhos críticos da sociedade –, como o aborto, é difícil.
O questionamento sobre qual decisão tomar levamos para casa, ao final do longa. Forte e produndo. Vale a pena assistir.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP