domingo, 6 de janeiro de 2008

Coisas que Perdemos pelo Caminho

Título original: Things We Lost in the Fire
País: EUA/Reino Unido
Ano: 2007
Gênero: Drama
Duração: 118 min
Direção: Susanne Bier
Elenco: Halle Berry, Benicio del Toro, David Duchovny, Alison Lohman, Alexis Llewellyn, Micah Berry, John Carroll Lynch, Robin Weigert, Omar Benson Miller
Paula Newsome, Sarah Dubrovsky, Maureen Thomas, Caroline Field e James Lafazanos.

Sinopse: Audrey Burke (Halle Berry), recém-viúva, mãe de dois filhos, aproxima-se de Jerry Sunborne (Benicio Del Toro), melhor amigo de seu falecido marido, e recebe o apoio que precisava para se reerguer. Ele passa a morar em sua casa e juntos irão aprender a conviver com a perda e outras dificuldades da vida.
Crítica: o longa, que alia tristeza e esperança, desenvolve-se amparado nas boas atuações do elenco e numa direção cheia de nuances, sem declinar para exageros melodramáticos.
A diretora opta por closes nos olhos e expressões dos personagens, passando com maior nitidez a dor que os angustia.
De início, o filme não empolga muito. Lento em algumas partes e um vai-e-vem de cenas desnecessárias que prejudicam o roteiro, a trama começa a se desenvolver melhor depois da primeira parte.
Muito da história se deve ao talentoso Benício Del Toro, que encarna Jerry de forma impecável. Este é um viciado em heroína que tenta largar a droga a todo preço, muito embora o único que acredite nele seja Brian (Duchoveny numa atuação correta). Fazendo um Jerry introspectivo e louco, Del Toro em momento algum exagera; faz sim uma bela ligação entre ele e a viúva, num jogo de ambigüidades fortíssimo que permeia toda a história. Nesse aspecto também ele consegue estabelecer uma relação boa com os filhos do amigo, que o adotam quase como pai e que vai servir de base para outras interessantes discussões que o filme traz, como por exemplo, o sentimento da perda e a tentativa de superação.
No final, é que vamos entender o porquê do nome em inglês “Things We Lost in The Fire”, numa analogia interessante entre um acontecimento banal do passado do casal com o destino que ambos tiveram na vida.
Um filme sensível!
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP