sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Meu Nome Não é Johnny

Título original: Meu Nome Não é Johnny
País: Brasil
Ano: 2008
Gênero: Drama
Duração: 107 min
Direção: Mauro Lima
Elenco: Selton Mello, Cléo Pires, Cássia Kiss, André de Biase, Ângelo Paes Leme, Rafaela Mandelli, Gillray Coutinho, Luis Miranda, Aramis Trindade, Kiko Mascarenhas, Flavio Bauraqui, Orã Figueiredo, Hossein Minussi, Ivan de Almeida e Flávio Pardal.

Sinopse: João Guilherme Estrella (Selton Mello) tinha tudo, menos limite. Típico jovem da classe média, viveu intensamente sua juventude. Inteligente e simpático, era adorado pelos pais e popular entre os amigos. Com espírito aventureiro e boêmio, mergulhou em todas as loucuras permitidas. E também nas não permitidas. No início dos anos 1990, se tornou o rei do tráfico de drogas da zona sul do Rio de Janeiro. Investigado pela polícia, foi preso e seu nome chegou às capas dos jornais. Em vez de festas, passou a freqüentar o banco dos réus. Sua história revela sonhos e dramas comuns à toda juventude.
Crítica: baseado no livro homônimo escrito por Guilherme Fiúza, o longa conta a história real de João Guilherme Estrella, que hoje atua como produtor musical. Nascido numa família carioca de classe média, passou sua juventude nos anos 80 e 90 envolvido com venda de drogas e é esta passagem de sua vida que a história enfoca.
A recriação da época é sutil, porém bem marcada pela direção de arte e criação do figurino, transportando com competência o espectador à realidade vivida pelo protagonista nas várias fases que o filme abrange, desde seu envolvimento com as drogas – primeiramente como usuário, depois como traficante – até sua prisão.
Mas ao ressaltar apenas o aspecto humano do personagem, e não se aprofundar nas questões da drogatização e como a classe média também financia o tráfico, a trama fica superficial e pode levar a conclusões perigosas.
Selton Mello, carismático em seu personagem, tem uma excelente atuação. Os demais poderiam ter sido melhor dirigidos.
De qualquer maneira, é uma obra bem filmada, melhor do que muitos filmes brasileiros.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP