Novo Século Americano
Título original: The New American Century / Il Nuovo Secolo Americano
País: Itália/EUA
Ano: 2007
Gênero: Documentário
Duração: 100 min
Direção: Massimo Mazzucco
Elenco: -
Sinopse: aborda os aspectos históricos, filosóficos e econômicos que sugerem que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 não foram perpetrados por terroristas muçulmanos, mas sim concebidos e orquestrados pela própria administração americana que estava no poder à época dos eventos.
Crítica: ‘Novo Século Americano’ apresenta os antecedentes que culminaram em um dos piores governos norte-americanos e a manipulação deste mesmo governo. Em 20 de janeiro, George Walker Bush completou seu último dia na presidência dos Estados Unidos, após dois mandatos marcados pelos ataques ao Afeganistão e Iraque, a prisão de Guantánamo, as fotos de Abu Graib, o furacão Katrina.
Porém, a sensação é que, oito anos após a administração Bush, este e outros filmes sobre o tema chegaram tarde demais. Mesmo com boas imagens de arquivo, o fime não ganha fôlego e cansa pelo excesso de didatismo. Pior ainda por ter seus fatos narrados pelo ator Paulo Betti.
O longa não traz novidades. É de conhecimento do mundo que o governo Bush soterrou valores da sociedade norte-americana. Também não constitui fato inédito que Osama Bin Laden, financiado pelos EUA na década de 80, foi um bode expiatório para o ataque ao Afeganistão, assim como Sadam Husseim para a invasão ao Iraque.
No entanto, o documentário merece mérito ao mostrar como foram formadas as cabeças pensantes que coordenaram os atos de Bush e as conexões econômicas da indústria bélica. São priorizados quatro nomes: Dick Cheney, ex-vice-presidente; Donald Rumsfeld, ex-secretário da Defesa; Paul Wolfowitz, ex-presidente do Banco Mundial e conhecido por sua interferência na política externa; Richard Perle, ex-chefe do Comitê Consultivo de Política de Defesa. A atuação dos quatro, como retrata o documentário, iniciou-se há 34 anos, após a renúncia do presidente Nixon, atingido pelo escândalo de Watergate. No governo Ford, de 1974 a 77, o quarteto aproximou-se de postos ligados à segurança dos Estados Unidos e viriam a criar um ciclo que perduraria até o duplo mandato de Bush. Lançariam-se as bases para o conceito de Guerra Preventiva (atacar antes de ser atacado, já que, segundo a doutrina, o mundo inteiro é uma ameaça constante aos Estados Unidos).
Avaliação: ***
0 comentários:
Postar um comentário