sábado, 26 de janeiro de 2008

O Gângster

Título original: American Gangster
País: EUA
Ano: 2007
Gênero: Policial
Duração: 157 min
Direção: Ridley Scott
Elenco: Denzel Washington, Russell Crowe, Chiwetel Ejiofor, Josh Brolin, Lymari Nadal, Ted Levine, Roger Guenveur Smith, John Hawkes, RZA, Yul Vazquez, Malcolm Goodwin, Ruby Dee, Ruben Santiago-Hudson, Carla Gugino e Skyler Fortgang.

Sinopse: ambientado na Nova York da década de 1970, o longa mostra a trajetória de Frank Lucas (Denzel Washington), o maior gângster que já existiu na cidade. À frente dos negócios de seu ex-chefe, conhecido como "Bumpy" (Clarence Williams III), ele vai até o Vietnã, em plena guerra contra os EUA, atrás de matéria-prima para vender a heróina mais pura e barata encontrada no mercado norte-americano, concorrendo diretamente com a máfia italiana. Baseado em sólidos valores éticos e sempre contando com o apoio de sua família, Lucas começa a demonstrar sua incrível capacidade de coordenar e alterar as regras do universo da máfia local. Paralelamente a isso, o policial Richie Roberts (Russell Crowe), que há tempos vem sofrendo na polícia de Nova York no combate ao crime organizado, por ser um policial honesto dentro de um departamento totalmente corrupto, começa a se dar conta de que algo está mudando no dia-a-dia das ruas da cidade. O encontro inevitável entre os dois fará com que inesperadamente unam forças para limpar a cidade dos malfeitores, sejam eles bandidos ou policiais.

Crítica: baseado em fatos reais, conta a história do primeiro grande gângster negro dos Estados Unidos que, em plena Guerra do Vietnã, aproveitou a caótica situação em que se encontrava a sociedade norte-americana para passar por cima de todos e vender pó-branco de altíssima qualidade por um preço baixíssimo, causando a ira dos competidores. Sempre se mantendo nos bastidores e evitando aparições públicas chamativas (cometeu esse erro uma única vez, o que acabaria por, indiretamente, criar o seu abismo mais tarde), Frank Lucas conseguiu montar um império das drogas a partir “do nada”, assim como Tony Montana (vivido por Al Pacino) havia feito no filme Scarface (1983). A trajetória de ascensão de Lucas e, paralelamente, a história da investigação de narcóticos chefiada pelo detetive Richie Roberts são retratadas com muita eficiência e num ritmo excelente. Mesmo com vários coadjuvantes e pequenas histórias paralelas, o espectador não é sobrecarregado e acompanha tudo. Além disso, deve-se salientar a atuação do elenco e os diálogos fortes e propícios.
Apesar de contar com alguns clichês e exageros dramáticos, às vezes difíceis de serem evitados, nada impede de classificarmos o longa como de primeira qualidade.
Filmado com planos elegantes e clássicos (nada do estilo “câmera trêmula”), mostra sangue, o lado feio do crime e nudez, porém nunca abusando desses elementos. Tudo bem estruturado e amarrado. E o ato final é de tirar o fôlego.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP