sábado, 16 de fevereiro de 2008

Sangue Negro

Título original: There Will Be Blood
Ano: 2007
País: EUA
Gênero: Drama
Duração: 158 min
Direção: Paul Thomas Anderson
Elenco: Daniel Day-Lewis, Kevin J. O'Connor, Ciarán Hinds, Dillon Freasier, Barry Del Sherman, Russell Harvard, Paul F. Thompkins, Randall Carver, Coco Leigh, Paul Dano e Sydney McCallister.

Sinopse: em 1898, na fronteira da Califórnia. Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis) é um mineiro de minas de prata derrotado, que divide seu tempo com a tarefa de ser pai solteiro. Um dia ele descobre a existência de uma pequena cidade no oeste, onde um mar de petróleo está transbordando do solo. Daniel decide partir para o local com seu filho, H.W. (Dillon Freasier). O nome da cidade é Little Boston, sendo que a única diversão do local é a igreja do carismático pastor Eli Sunday (Paul Dano). Daniel e H.W. se arriscam e logo encontram um poço de petróleo que lhes traz riqueza, mas também uma série de conflitos.
Crítica: a confluência histórica de duas forças formadoras dos EUA – a religião e o petróleo – é presença marcante no filme, que é poderoso, daqueles que não deixam o espectador sem opinião ao fim da sessão. Além da grandeza da representação de Daniel Day-Lewis, a fotografia é sublime e o roteiro bem amarrado. A crueza e a escuridão da alma do protagonista, o prospector de petróleo, são reveladas no decorrer da trama. Um homem que tem tudo e não tem nada; um homem vivendo cercado por rivais que não economizarão forças para derrotá-lo.
Curiosidade: filme livremente inspirado no romance Oil!, escrito em 1927 por Upton Sinclair (1878-1968). O filme levou duas estatuetas do Oscar 2008: Melhor Ator pela atuação de Daniel-Day-Lewis e Melhor Fotografia.
Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP