domingo, 7 de junho de 2009

Duplicidade

Título original: Duplicity
País: EUA/Alemanha
Ano: 2009
Gênero: Suspense
Duração: 125 min
Direção: Tony Gilroy
Elenco: Clive Owen, Julia Roberts, Paul Giamatti, Tom Wilkinson, Billy Thornton, Dan Daily, Lisa Roberts Gillan e David Shumbris.

Sinopse: Claire Stenwick (Julia Roberts) e Ray Koval (Clive Owen) são contratados como espiões e passam a trabalhar para lados opostos. Ambos vivem presidentes das companhias farmacêuticas rivais que disputam o lançamento de um produto inovador no mercado, capaz de gerar grandes lucros.
Crítica: a paranoia está infiltrada no mundo corporativo. E é disso que o filme trata, em uma excelente combinação de espionagem, romance, intriga e um pouco de comédia.
Num mundo em que a todo momento você pode estar sendo filmado, fotografado e gravado, em que tudo pode estar sendo registrado, em que sempre há alguém espiando o espião, um filme como ‘Duplicidade’ soa como uma brincadeira divertida, que eleva à potência máxima o medo inserido no cotidiano das pessoas e empresas. Claro que isso não chega a ser novidade: o assunto já foi retratados em outras películas. De qualquer forma, Gilroy faz uso do fato e cria um filme interessante sobre a desconfiança interpessoal e corporativa.
Um dos aspectos mais relevantes para o filme funcionar é o clima; afinal, trata-se de um filme que apenas causa um efeito por conseguir envolver aos poucos a plateia na atmosfera particular em que se encontram os personagens. Para que seja eficiente nesse aspecto, conta com diversos recursos. Os principais são o roteiro e o elenco.
A construção da história é feita de forma inteligente e eficaz. Em meio ao tempo presente, são apresentados flashbacks de momentos importantes, que explicam a trama presente. Isso garante um enorme número de reviravoltas – em determinado momento, o espectador já fica ciente de que haverá isso – e faz o enredo se enredar sem, no entanto, perder o fio.
Além disso, a trama tem um ritmo adequado, as revelações são feitas na medida certa, não há atropelos, correria ou exageros. O fato é que o roteiro tem esse mérito de mesclar as desconfianças corporativas com as dos personagens e, com isso, estabelecer uma atmosfera que envolve.
O carisma e a forte presença em tela do par central são de grande destaque, encarnando um casal que alterna desejo e desconfiança. É esse clima de insegurança que contagia quem está assistindo. Apenas o final peca um pouco, com um desfecho um pouco previsível.
Para concluir, o elenco de apoio conta com os ótimos Tom Wilkinson e Paul Giamatti, que protagonizam uma cena magistral durante os créditos de abertura.
Assista e confira!
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP