quinta-feira, 18 de junho de 2009

Milagre em Santa Anna

Título original: Miracle at St. Anna
País: EUA/Itália
Ano: 2008
Gênero: Drama, guerra
Duração: 160 min
Direção: Spike Lee
Elenco: Derek Luke, Michael Ealy, Laz Alonso, Omar Benson Miller, Valentina Cervi, Matteo Sciabordi, John Turturro, Joseph Gordon-Levitt, John Leguizamo e Kerry Washington.

Sinopse: conta a história de 4 soldados negros americanos que são membros da 92ª Divisão de Infantaria Americana, encurralada em um vilarejo na Toscana (Itália), na Segunda Guerra Mundial. Eles experimentam a tragédia e o triunfo da guerra quando se encontram atrás das linhas inimigas, depois de terem sidos separados de sua unidade na tentativa de salvar um garoto.

Crítica: não se trata apenas de um filme de guerra. Aborda temas como o preconceito racial, a importância da solidariedade, a morte de inocentes, a traição, a união, a sobrevivência e a religiosidade, por meio de seus fortes personagens.
O clímax de todas as situações se revela no fato real do massacre de Sant'Anna di Stazzema, em agosto de 1944, articulado por soldados nazistas, quando homens, mulheres e crianças de uma vila foram sacrificados em retaliação à atividade política italiana da região. Numa cena dramática mais não apelativa, o diretor revela os horrores da guerra e mais do que isso, questiona o que aprendemos com inúmeras mortes.
A figura do menino salvo pelo soldado ganha em vários momentos um tom de misticismo (às vezes, até demais), equilibrando os sentimentos dos soldados negros que em muitos momentos se sentem melhor ali em outro país do que no seu próprio país de origem, devido ao preconceito. Nesse momento, o cineasta Spike Lee toca em um assunto que gosta de falar: racismo.
Milagre de Santa Ana” é uma película extensa e reflexiva, com um roteiro que instiga perguntas sobre as razões de tantas guerras e força-nos a pensar em como podemos fazer diferente para que o futuro seja mais promissor.

Curiosidade: a história é inspirada no massacre de Sant'Anna di Stazzema, em agosto de 1944, articulado pela Waffen-SS em retaliação da atividade política italiana.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP