terça-feira, 2 de junho de 2009

Wall-E

Título original: Wall-E
País: EUA
Ano: 2008
Gênero: Animação
Duração: 103 min
Direção: Andrew Stanton
Elenco: vozes de: Fred Willard, Jeff Garlin, Ben Burtt, Kim Kopf, Garrett Palmer e Sigourney Weaver.

Sinopse: após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao autoconserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.
Crítica: cativante, sensível e apaixonante. Tudo isso por ser simplesmente simples, com um recado bem pontual e objetivo: a preservação do planeta Terra. E para completar, as emoções dos personagens dão o tom da história.
O trabalho técnico de estúdio é impecável na animação, com reproduções incríveis do espaço e, também, provendo seus personagens robôs, que supostamente pareceriam inexpressivos, de tamanha alma e emoção. Seus olhares e expressões comovem o público.
Impossível não simpatizar com Wall-E, o personagem do título. Não só por causa de sua caracterização e fisionomia, mas por suas ações, dotadas de muita sensibilidade.
E, com a chegada de EVA, a obstinada robô com uma missão ultrassecreta, que a história se torna cada vez mais cativante.
A relação entre os dois é bonitinha. Há apenas gestos, pois cada um só é capaz de dizer o nome do outro. Com a simplicidade dessa interrelação, a história evolui para chegar na sua mensagem.
Apesar do roteiro não se resumir aos dois e conter até uma trama por trás com críticas bem-humoradas e até absurdas, a animação, com apenas sua beleza visual, seu mundo de elementos criativos e seus personagens altamente simpáticos, consegue dar um importante recado sem precisar fazer elaborações mais profundas sobre o assunto.
Curiosidade: conquistou o Oscar de Melhor Animação em 2009.
Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP