domingo, 21 de fevereiro de 2010

Educação

Título original: An Education
País: Reino Unido
Ano: 2009
Gênero: Drama
Duração: 100 min
Direção: Lone Scherfig
Elenco: Carey Mulligan, Peter Sarsgaard, Olivia Williams, Alfred Molina, Cara Seymour, William Melling, Connor Catchpole e Matthew Beard.

Sinopse: a transição da jovem Jenny (Carey Mulligan) da adolescência à idade adulta, na Grã-Bretanha no início dos anos 60, na passagem do período bastante rígido que se seguiu à Segunda Guerra Mundial para a década liberal que viria a seguir. Ela é uma aluna brilhante, dividida entre estudar para conseguir uma vaga em Oxford ou seguir pela alternativa mais excitante oferecida por um homem mais velho e carismático.

Crítica: interpretada por Carey Mulligan, Jenny é culta e fica em algum lugar entre o bom-mocismo e a rebeldia indignada. Aluna brilhante, dedicada à sua educação rigorosa e proletária, é a candidata ideal para uma vaga em Oxford, para a qual seu pai (vivido pelo sempre genial Alfred Molina) a empurra, sem fazer cerimônias. Mas na véspera das efervescências que os anos 60 trariam, a jovem prodígio, de personalidade forte, prefere sonhar ao som da cantora francesa Juliette Gréco do que estudar latim. E a emancipação com a qual ela sonha não tarda em lhe bater à porta, com a chegada de David (Peter Sarsgaard).
Ele tem o dobro da idade dela e traz todos os encantos de um bon vivant experiente. Ela enxerga nesse homem a porta para a independência. Ele a apresenta aos concertos e cafés mais chiques e ao glamour da arte intelectual. Jenny se apaixona (mais pelo estilo de vida do que pelo próprio pretendente). David conquista até os pais da estudante, até que tudo desmorona quando algumas mentiras são desmascaradas.
Essa tentativa de quebra dos padrões rígidos impostos pela sociedade é muito bem conduzida pela diretora e pelo elenco competente.
“Educação” não é uma obra excepcional, mas com sua história singela, narrativa clássica e fina, consegue agradar quem a assiste.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP