terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Uma Mulher contra Hitler

Título original: Sophie Scholl – Die letzten Tage
País: Alemanha
Ano: 2005
Gênero: Drama
Duração: 114 min
Direção: Marc Rothemund
Elenco: Julia Jentsch, Fabian Hinrichs, Gerald Alexander Held, Johanna Gastdorf, André Hennicke, Florian Stetter, Johannes Suhm, Maximilian Brückner, Jörg Hube, Petra Kelling, Franz Staber, Lilli Jung, Anton Figl , Klaus Händl, Norbert Heckner, Paul Herwig, Walter Hess, Christian Hoening, Maria Hofstätter, Wolfgang Pregler e Frederike Schnitzler.

Sinopse: Munique, 1943. Sophie Scholl (Julia Jentsch) e Hans Scholl (Fabian Hinrichs) são membros de uma instituição que tenta lutar contra o nazismo. Mas eles são pegos pela Gestapo e interrogados. Sophie tenta driblar o interrogatóio, mas Hans confessa toda a verdade. Agora, Sophie continua a alimentar seus ideais, ao mesmo tempo em que tenta proteger os outros membros da organização.
Crítica: do ponto de vista histórico, o filme é fiel. Uma verdadeira aula sobre a adoração do povo alemão pelo nazismo e, ao mesmo tempo, a aversão de alguns por esse regime.
O suspense e a ação dominam a trama e mantêm o espectador atento e angustiado com o futuro de Sophie Scholl.
Uma das belas cenas é quando ela e seu irmão Hans decidem distribuir os panfletos de protesto e alerta contra o regime nazista na universidade.
A direção é simples e não abusa muito de enquadramentos extravagantes, assim como a fotografia que consegue reviver uma Alemanha em plena guerra e obscura. O roteiro possui diálogos fortes e a trilha sonora é muito bem selecionada.
O ponto mais forte é a interpretação, todos os atores são convincentes como membros do grupo Rosa Branca, repletos de ideais.
A sequência do julgamento é representada de forma muito realista. Crueldade, injustiça e, talvez, um pouco de arrependimento do lado nazista mesclam-se no embate final.
Um filme que não se pode perder.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP