domingo, 14 de fevereiro de 2010

Os Homens Que Encaravam Cabras

Título original: The Men Who Stare at Goats
País: EUA
Ano: 2009
Gênero: Comédia
Duração: 90 min
Direção: Grant Heslov
Elenco: George Clooney, Ewan McGregor, Kevin Spacey, Jeff Bridges, Stephen Lang, J. K. Simmons, Robert Patrick e Stephen Root.

Sinopse: o jornalista Bob Wilton (Ewan McGregor) está procurando uma boa história para contar, quando conhece Lyn Cassady (George Clooney), uma figura misteriosa que afirma fazer parte de uma unidade experimental do exército norte-americano. Segundo Cassady, o Exército da Nova Era está mudando a maneira como se lutam as guerras. Uma legião de “Monges Guerreiros” com incríveis poderes paranormais consegue ler a mente do inimigo, atravessar paredes e até mesmo matar uma cabra com um simples olhar. Como o criador do programa, Bill Django (Jeff Bridges), desapareceu, a missão de Cassady é encontrá-lo. Adaptação do livro de Jon Ronson.

Crítica: apesar da pouca repercussão, vale a pena assisti-lo. O título em si já atiça a curiosidade, e somente assistindo ao filme para entendê-lo.
O diretor apropria-se do cômico para conseguir contar verdades que, sem o riso, teriam mais dificuldade para chegar às salas de cinema. O humor negro funciona como uma ferramenta eficaz para apresentar aos poucos a que veio: relacionar o mundo no qual vivemos hoje com as transformações dos anos 60. O exército norte-americano é o alvo da crítica e sátira cruéis.
O texto é ótimo, assim como a interação dos personagens. Mas o melhor mesmo é a ironia dada ao Exército, ao belicismo e ao ar sisudo que ele carrega. Um dos méritos de Os Homens que Encaravam Cabras é não humanizar a instituição.
Com sua linguagem diferente, pode não agradar a todos.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP