sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A Fita Branca

Título original: Babel
País: Alemanha/Áustria
Ano: 2009
Gênero: Drama
Duração: 144 min
Direção: Michael Haneke
Elenco: Christian Friedel, Ernst Jacobi, Leonie Benesch, Ulrich Tukur, Ursina Lardi, Burghart Klaußner, Steffi Kühnert, Josef Bierbichler, Rainer Bock, Michael Kranz, Janina Fautz, Marisa Growaldt, Gabriela Maria Schmeide, Leonard Proxauf e Maria-Victoria Dragus.

Sinopse: às vésperas da Primeira Guerra Mundial, estranhos eventos perturbam a calma de uma pequena cidade na Alemanha. Uma corda é colocada como armadilha para derrubar o cavalo do médico, um celeiro é incendiado, duas crianças são sequestradas e torturadas. Gradualmente, estes incidentes isolados tomam a forma de um sinistro ritual de punição, deixando a cidade em pânico. O professor do coro de crianças e jovens da escola local investiga os acontecimentos para encontrar o responsável e, aos poucos, desvela a perturbadora verdade.
Crítica: o trabalho mais clássico de Michael Haneke aborda a capacidade do homem de ser cruel. O acabamento é refinado, as imagens são em preto-e-branco e um narrador assume posição, alertando já no início do filme sobre sua falta de certezas sobre o que é verdade ou não no que vai contar ao espectador. O longa deslancha como uma investigação do que era a Europa pré-Nazista e, também, mostrando o que os sistemas patriarcais, os regimes autoritários e o fanatismo religioso podem provocar na formação do indivíduo.
A essência do filme poderia ser sintetizada em uma única cena, em que o pai pastor, interpretado pelo ótimo Burghart Klaußner, "esmaga" a educação sexual de seu filho, o surpreendente Leonard Proxauf. A escolha do elenco é acertadíssima, principalmente as crianças, quase todas excelentes. Com habilidade, Haneke cria climas e tensões bem gerenciados, construindo um terror psicológico que oferece mais perguntas do que respostas.
Curiosidade: vencedor da Palma de Ouro, no Festival de Cannes 2009.
Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP