sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O Mágico

Título original: The illusionist
País: Reino Unido/França
Ano: 2010
Gênero: Animação
Duração: 80min
Direção: Sylvain Chomet
Elenco: Jean-Claude Donda, Edith Rankin e Jil Aigrot.

Sinopse: mágico decadente se apresenta em bares falidos quando conhece uma fã que mudará sua vida.

Crítica: o diretor Sylvain Chomet (o mesmo de ‘As Bicicletas de Belleville’ apropriou-se do roteiro de Jacque Tati (1907-1982), o Charles Chaplin do cinema francês, fazendo pequenas alterações, como por exemplo, transferindo o cenário de Praga para as cidades de Paris, Londres e Edimburgo e trocando a galinha da história original por um impagável coelho de maus bofes, sempre disposto a morder dedos humanos.
A história se passa em 1959 e retrata a sina de um mágico decadente, uma figura alta e desengonçada.
O mágico sem nome corporifica a dignidade de uma profissão aperfeiçoada em toda a vida que vem perdendo público e ameaça não mais garantir sua sobrevivência. Um tema que sempre atravessou toda a obra de Tati.
O filme não possui quase diálogos e nem precisa. As expressões e movimentos de seus personagens, as situações vividas por eles e a recriação dos cenários sempre dinâmicos dizem tudo. A produção técnica é apurada e a trilha sonora, muito bem selecionada.
Expressivo sim, porém um pouco melancólico. Não é tão envolvente como ‘As Bicicletas de Belleville” e, decididamente, é uma animação para adultos.
A animação retrô está colecionando prêmios, como os do National Board of Review e o European Film Award, e concorre a outros, como o Globo de Ouro de Melhor Animação e o Bafta de Melhor Realização Técnica.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP