domingo, 2 de janeiro de 2011

Tetro

Título original: Tetro
País: EUA/Argentina
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: 127 min
Direção: Francis Coppola
Elenco: Vincent Gallo, Alden Ehrenreich, Maribel Verdú e Carmen Maura.
Sinopse: o ingênuo Bennie (Alden Ehreinreich), de 17 anos, chega a Buenos Aires devido a um problema no navio onde trabalha. Ele aproveita o ocorrido para encontrar seu irmão mais velho, Angelo (Vincent Gallo), que resolveu tirar um ano sabático e nunca mais entrou em contato com a família. Bennie consegue encontrá-lo, mas Angelo não é mais a mesma pessoa. Ele abandonou seu nome de batismo e agora atende apenas por Tetro, tendo se tornado uma pessoa de temperamento difícil e que esconde seu passado. Entretanto, o período em que Bennie vive com ele e sua namorada Miranda (Maribel Verdú) faz com que relembre experiências do passado.

Curiosidade: Francis Ford Coppola decidiu rodar Tetro da mesma forma que O Selvagem da Motocicleta (1983), em preto e branco, por acreditar que os filmes possuem uma “conexão espiritual”.
Inicialmente seria Javier Bardem o intérprete de Alone, tutor de Tetro. Entretanto, ao revisar o roteiro Francis Ford Coppola chegou à conclusão de que o relacionamento entre os personagens teria maior apelo caso fosse entre um homem e uma mulher, ao invés de dois homens. Assim, Bardem deixou o elenco e em seu lugar foi contratada Carmen Maura.

Crítica: um dos melhores longa-metragens de Coppola: boa direção, roteiro eficiente e atuações maestrais.
A cinematografia em preto e branco mostra o presente do protagonista (um poeta melancólico) e sua família. As poucas cenas coloridas são o passado, ainda bem presente em suas lembranças.
O encontro entre os irmãos desvendará muitos mistérios. A trama, realmente, envolve o espectador do início ao final. O único pecado do diretor foi ter esticado o filme um pouco além do necessário. Mesmo assim, é imperdível!

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP