Diário de uma Busca
Título original: Diário de uma Busca
País: Brasil
Ano: 2010
Gênero: Documentário
Duração: 104 min
Direção: Flávia Castro
Elenco: -
Sinopse: documentário no qual Flávia Castro, a diretora, conta a trajetória de seu pai, Celso Afonso Gay de Castro (1943 - 1984), uma vida marcada pela militância política e por sucessivos exílios. A diretora reconstrói as memórias afetiva e familiar de sua infância passando por países como Brasil, Chile, Argentina, Venezuela e França, e tenta desvendar os mistérios da prematura morte de Celso.
Crítica: um excelente documentário de tema político (acompanha a geração de exilados políticos da Ditadura Militar no Brasil, de 1964 a 1985), visto sob os olhares infantis e, por essa razão, apesar de sério, é terno.
“O que seus pais fazem da vida?” era uma pergunta comum e difícil de responder por crianças que viam os pais militantes escapando de golpes militares na América do Sul, morando em embaixadas e fugindo de batidas policiais de regimes ditatoriais. Pais que, com a cessão de todas as liberdades no Ato Institucional nº 5, passaram uma década fora do Brasil.
O documentário difere um pouco dos demais porque foca em um pai específico: Celso Afonso Gay de Castro, pai da diretora Flavia Castro, que narra tudo como um diário pessoal. O trabalho tem a interessante capacidade de centrar atenções em uma família e, com isso, retratar também tantas outras.
O filme, além de histórico, é a busca de uma filha por um pai, que tenta entender os caminhos tomados, os motivos de sua luta e como tudo terminou.
Um roteiro merecedor do prêmio recebido em Gramado, o de Melhor Longa.
Curiosidade: Melhor Documentário do Festival do Rio 2010 e Prêmio da Crítica de Melhor Longa Nacional no Festival de Gramado.
Avaliação: ***