O Homem ao Lado
Título original: El Hombre de al Lado
País: Argentina
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: 100 min
Direção: Mariano Cohn e Gastón Duprat
Elenco: Rafael Spregelburd, Daniel Aráoz, Eugenia Alonso, Inés Budassi e Loren Acuña.
Sinopse: Leonardo (Rafael Spregelburd) é um designer industrial que vive com sua esposa Anne, a filha Lola e sua empregada Elba, na única casa que o grande arquiteto Le Corbusier construiu na América, localizado na cidade de La Plata, em Buenos Aires, Argentina. Como um designer industrial, ele tem uma grande reputação graças ao desenho de uma cadeira que foi internacionalmente reconhecida e elogiada. Sua rotina matinal e o conforto de sua prestigiada casa são afetados pelo início das obras em uma casa adjacente. O vizinho Victor (Daniel Aráoz) tenta fazer, ilegalmente, uma janela "com vista" para sua casa.
Crítica: a trama, bem estruturada, é acima da média. Surpreende pelo nível crítico, pelos diálogos inteligentes, situações inusitadas e um elenco formidável (destaque para Daniel Aráoz).
O individualismo exarcebado de Leonardo, a não convivência social, o isolamento, a hipocrisia com que lida com seus conhecidos, a soberba com que trata as pessoas ao seu redor, a falta de diálogo com a filha, o casamento infeliz, a atuação diária para manter as aparências de uma família completa, tudo isso é abordado de uma maneira incrivelmente cruel.
Misturando comédia e drama, porém mais drama, é um ‘murro’ na vida medíocre da sociedade moderna. O final inesperado é forte o bastante para levantar sérias reflexões.
Mais uma vez, o cinema argentino mostra sua sabedoria em fazer ‘cinema’.
Avaliação: ****
0 comentários:
Postar um comentário