terça-feira, 10 de outubro de 2017

Columbus

País: EUA
Ano: 2016
Gênero: Drama
Duração: 104 min
Direção: Kogonada
Elenco: Haley Lu Richardson, John Cho, Parker Posey e Michelle Forbes.

Sinopse: Casey (Haley Lu Richardson) vive com sua mãe em uma cidade pouco conhecida e assombrada pela promessa de modernismo. Jin (John Cho), um visitante do outro lado do mundo, visita seu pai que está quase falecendo. Sobrecarregados pelo peso do futuro, eles encontram refúgio um no outro e na arquitetura que os rodeia.

Crítica: o trabalho de estreia, dirigido pelo americano de origem sul-coreana Kogonada, surpreende pela originalidade. “Columbus” é o nome da cidade em que se passa a história, um local com menos de 50 mil habitantes, mas que é considerado um marco arquitetônico mundial, com inúmeros prédios pensados por nomes importantes da história da arquitetura. A cidade-título é quase que uma protagonista da trama.
É neste ambiente que Casey (Haley Lu Richardson) conhece Jin (John Cho). Ela trabalha numa biblioteca e passa boa parte do tempo preocupada com a mãe, uma ex-usuária de drogas. A jovem viu todos seus amigos deixarem a cidade rumo à universidade e parece presa no local. Já Jin é um tradutor sul-coreano que morou nos Estados Unidos na juventude e que chega à cidade após seu pai, um importante arquiteto, ser hospitalizado lá. Enquanto a saúde do pai segue incerta, ele acaba explorando os cenários de Columbus. E é como conhece Casey.
Solitários, com problemas familiares e sem grandes perspectivas, eles se encontram e logo desenvolvem uma relação inusitada. Não se trata de um romance, mas de um apoio mútuo.
A relação dos dois é muito bem pensada e os cenários diferenciados arquitetonicamente reforçam o lado incomum e contemplativo da produção. Neste sentido, é interessante notar que a fotografia. A grande maioria das tomadas são paradas. Isso só muda quando acontece algo realmente importante na trama, como no primeiro encontro entre os protagonistas. A quebra do formato mostra o quão bem pensadas foram todas as cenas, que têm um grande valor estético.
Outro destaque é a trilha sonora, que conduz bem a narrativa em seus momentos fortes e de reflexão, assim como destacam-se os momentos em que o silêncio diz tudo.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP