quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Terráqueos – Earthlings (Terráqueos – Faça a Conexão)


País: EUA
Ano: 2005
Gênero: Documentário
Duração: 95 min
Direção: Shaun Monson
Elenco: narração de Joaquin Phoenix

Sinopse: o filme mostra como funcionam as fazendas industriais e relata a dependência da humanidade sobre os animais para obter alimentação, vestuário e diversão, além do uso em experimentos científicos. Compara o especismo da espécie humana com outras relações de dominação, como o racismo e o sexismo.

Crítica: "Terráqueos" me deixou uma marca profunda. Já sou adepta ao veganismo e me sensibilizo com o sofrimento dos animais. Mas, depois de assistir a esse filme, tenho vontade de ir muito além para proteger e salvá-los.
O seu efeito é inegável. É um documentário completo em sua abordagem e poderoso em sua mensagem. Narrado pelo ator e ativista dos direitos animais Joaquin Phoenix, que é membro da PETA (People for the Ethical Treatment of Animals – Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais), maior organização de defesa dos direitos animais do mundo, expõe como os animais sofrem para uso humano.
Dividido em capítulos e usando câmeras escondidas, relata a dependência da humanidade sobre os animais para obter alimentação, vestuário e diversão, além do uso em experimentos científicos. Faz estudo detalhado das lojas de animais, das fábricas de filhotes e dos abrigos para animais, assim como dos frigoríficos (inclusive de carne kosher) e das fazendas industriais, do comércio de peles e de couro, das indústrias da diversão e esportes (caça), e finalmente, do uso médico e científico. Utiliza-se de câmeras escondidas para detalhar as práticas diárias de algumas das maiores indústrias do mundo, todas visando ao lucro com a exploração dos animais.
O documentário nos obriga a ver a nossa relação abusiva com os animais e o meio ambiente, numa sociedade que visa somente ao lucro com a exploração deles. Tem o mérito de promover um deslocamento da centralidade do homem, colocando-o como igual a todos os animais, seja por sermos todos terráqueos, ou pelo reconhecimento das possibilidades de expressão e sensação dos animais, isto é, todos igualmente reagimos à dor, ao frio, à fome e expressamos isso.
Um filme necessário, para ver e compartilhar com todos os seus colegas, amigos e familiares.
A dieta vegana, que exclui a carne ou qualquer alimento de origem animal, tem ganhado cada vez mais seguidores no mundo

Avaliação: *****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP