domingo, 2 de agosto de 2009

À Deriva

Título original: À Deriva
País: Brasil
Ano: 2008
Gênero: Drama
Duração: 103 min
Direção: Heitor Dhalia
Elenco: Laura Neiva, Camilla Belle, Vincent Cassel, Débora Bloch, Max Huzar, Cauã Reymond, Izadora Armelin, Maysa Miranda, Thomas Huszar, Josefina Schiller, Gabriela Flarys, Valentine Fontanella, Bernardo Bichucher, Daniel Passi, Nathalia Zemel, Rafaela Prestes e Gregorio Duvivier.

Sinopse: uma tradicional família de classe média alta passa as férias de verão em Búzios, Rio de Janeiro. A viagem se configura como um esforço coletivo entre os pais e seus três filhos de reconstruir a família e reconquistar a felicidade já perdida. Filipa (Laura Neiva), uma menina de 13 anos, carrega consigo os conflitos clássicos de sua idade. Encontra-se em pleno ritual de passagem da adolescência para a idade adulta, quando depara-se com a crise inesperada no casamento de seus pais. Ao longo da história, Filipa tenta desesperadamente desvelar um caso amoroso entre seu pai e uma mulher mais jovem, vizinha de sua casa de praia. O tom mais urgente e perigoso do longa, apesar de delicado, é potencializado por um crime passional envolvendo um casal vizinho, que deixa uma casa manchada de sangue e abandonada, um lugar que ironicamente servirá de parque de diversões para as crianças do balneário.
Crítica: o filme fala de amor, intriga, traição e todos os delicados sentimentos que se acham presentes quando um casamento está em crise. É contado contado através do olhar de Filipa (Laura Neiva), uma adolescente de 14 anos cheia de dúvidas, inseguranças, descobertas e sonhos comuns a todos aqueles que, estão prestes a entrar na idade adulta. A imagem com coloração ‘antiga’ e amarelada dá um tom nostálgico e situa bem a época em que o filme se passa (final dos anos 80), apesar de dar um ritmo mais arrastado à trama. Débora Bloch e Vicent Cassel estão bem convincentes em seus papéis.
Curiosidade: selecionado para a mostra ‘Um Certo Olhar’ do 62º Festival de Cannes.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP