domingo, 2 de agosto de 2009

Tempo de Recomeçar

Título original: Life as a House
País: EUA
Ano: 2001
Gênero: Drama
Duração: 126 min
Direção: Irwin Winkler
Elenco: Kevin Kline, Kristin Scott Thomas, Hayden Christensen, Jena Malone, Mary Steenburgen, Mike Weinberg, Scotty Leavenworth, Ian Somerhalder, Jamey Sheridan, Scott Bakula, Sam Robards, John Pankow e Kim Delgado.

Sinopse: George Monroe (Kevin Kline) é um arquiteto de meia idade que descobre repentinamente que está com câncer e tem pouco tempo de vida. Ele então decide aproveitar o tempo que lhe resta para se aproximar de Sam (Hayden Christensen), seu filho problemático e rebelde, bem como fazer as pazes com Robin (Kristin Scott Thomas), sua ex-esposa. Ao mesmo tempo, George decide por construir uma casa, na intenção de deixá-la como herança para Sam.

Crítica: não é uma obra-prima, nem trata de um tema inovador, mas é comovente por abordar o relacionamento entre pais e filhos.
Kevin Kline (de Um Peixe Chamado Wanda, A Escolha de Sofia, Será Que Ele É?) é a maior qualidade do filme. Ele interpreta George Monroe, um arquiteto de meia-idade, decadente, divorciado, afastado emocionalmente de seu filho Sam, que chega ao fundo do poço ao ser despedido do emprego. Numa tentativa desesperada de retomar o curso de sua vida, George se entrega de corpo e alma a duas tarefas eternamente adiadas: construir a tão sonhada casa e retomar o contato com o filho rebelde. Isso vai lhe exigir o máximo de esforço e dedicação, mas poderá transformar completamente a sua existência, ou o que resta dela.
O simbolismo é evidente: a construção da obra traça um paralelo com a reconstrução da vida. Ao derrubar um velho barraco para erguer no mesmo terreno uma bela e sonhada casa, George está na realidade tentando se livrar de todos os conceitos errados que fizeram seus relacionamentos humanos desabarem durante o tempo. O tema da segunda chance – ainda que tardia – é sempre empolgante. E a continuidade dos ensinamentos representada pela transição pai/filho nunca deixa de
emocionar.
Assim, ‘Tempo de Recomeçar’ fatalmente faz a platéia chorar. Sem emoções baratas, graças principalmente à dignidade da atuação de Kline, que até fez um curso com pedreiros e marceneiros para melhor desempenhar seu papel.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP