O Pecado de Hadewijch
Título original: Hadewijch
País: França
Ano: 2009
Gênero: Drama
Duração: 104 min
Direção: Bruno Dumont
Elenco: Julie Sokolowski, Karl Sarafidis, Yassine Salime, David Dewaele, Brigitte Mayeux-Clerget, Michelle Ardenne e Sabrina Lechêne.
Sinopse: Hadewijch (Julie Sokolowski) é uma noviça em crise, entre sua fé em deus e a possibilidade de viver livre. Após um longo período de hesitação ela é enviada, pela madre superiora, para viver fora dos limites do convento. Ao viver com uma família da elite parisiense, liderada por um diplomata, ela começa a questionar sua vocação e se envolver com um novo amigo.
Crítica: o drama lida com temas complexos e controversos, disparidades sociais e islamismo. Aqui, a jovem Celine escolheu a religião para renegar uma herança social que a constrange – seu pai é um ministro francês. Mas o fato é que a menina, seja em Paris ou nos conjuntos habitacionais da periferia onde mora seu amigo, não consegue encarar o mundo e continua sofrendo das mesmas mazelas existenciais que a vitimavam no convento. Fé, martírio, sacrifício, nada parece consolar a alma confusa da jovem parisiense.
É um filme difícil, lento em muitas partes e, da forma que foi editado (não linearmente), permite duas leituras. A discussão proposta pelo cineasta é válida, contudo uma forma mais objetiva de levantar a discussão do que é ou não certo traria resultados mais palpáveis.
Avaliação: **
0 comentários:
Postar um comentário